Sexta-feira, 15 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Surpresa e corrida por informações: como Lula soube do atentado na Praça dos Três Poderes

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava reunido com o diretor-geral da Polícia Federal no momento do ataque. (Foto: Reprodução)

Reunido com o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva só soube das explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), quando o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), chegou ao Palácio da Alvorada por volta de 19h45min de quarta-feira (13).

Lula e Andrei conversavam numa sala e, como de praxe, os celulares haviam sido deixados do lado de fora. Ao chegar, Zanin desculpou-se pelo atraso e explicou que, parte da demora, devia-se ao ocorrido minutos antes na Esplanada dos Ministérios.

Andrei e Lula se assustaram com o relato e o diretor-geral da PF correu então para buscar informações. A partir daí, caiu o veto do petista para uso de celulares e Andrei passou a municiar o presidente e os presentes com atualizações.

Jantar

O jantar com ministros da suprema corte já estava agendado para a noite de quarta-feira, segundo auxiliares presidenciais. É o que tem sido batizado dentro do governo como “happy hour” com Lula. Naquela noite, a agenda incluía Zanin, além dos ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes e do Procurador-geral da República, Paulo Gonet, que chegaram em seguida.

A ideia era falar de conjuntura, política e outros assuntos. Mas o atentado acabou dominando a conversa, com avaliação sobre os impactos tanto no ambiente político como no avanço de investigações, como o inquérito do golpe, que deve ser finalizado em breve pela Polícia Federal.

Primeira-dama

A primeira-dama, Rosângela da Silva, não estava no Alvorada. Com agendas a partir desta quinta-feira do G20 social, Janja já havia partido para o Rio de Janeiro, de onde acompanhou apenas remotamente os acontecimentos.

Lula decidiu manter a programação para o restante da semana, com compromissos no Palácio do Planalto e viagem ao Rio de Janeiro na tarde dessa quinta-feira. O planejamento para a cúpula dos chefes de Estado do G20 também foi mantido. Segundo um integrante do Itamaraty, a preparação para o evento já inclui o “nível adequado de segurança”. As informações são do jornal O Globo.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Após explosões na Praça dos Três Poderes, ministros do Supremo mandam recado ao Congresso de que “não haverá discussão sobre anistia”
Partido de Bolsonaro repudia atentado em Brasília e diz defender a democracia
https://www.osul.com.br/surpresa-e-corrida-por-informacoes-como-lula-soube-do-atentado-na-praca-dos-tres-poderes/ Surpresa e corrida por informações: como Lula soube do atentado na Praça dos Três Poderes 2024-11-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar