Sábado, 16 de novembro de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Presidente da Argentina espera que as novas amizades com Donald Trump e o bilionário Elon Musk ajudem a garantir o investimento tão necessário para seu país em crise

Compartilhe esta notícia:

Javier Milei espera um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI). (Foto: Reprodução)

O presidente direitista da Argentina, Javier Milei, espera que as novas amizades com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, e o bilionário Elon Musk ajudem a garantir o investimento tão necessário para seu país em crise, incluindo um novo empréstimo do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Argentina já é a maior devedora do fundo, com um débito de US$ 44 bilhões. O país busca bilhões de dólares em novos recursos para eliminar rígidos controles cambiais e de capital que dificultam a recuperação econômica.

Um funcionário do governo Milei afirmou “não ter dúvida” de que a vitória de Trump aceleraria as negociações com o fundo, onde os EUA são os maiores acionistas. Sua vitória impulsionou recentemente uma alta nos títulos da Argentina.

Um alto funcionário financeiro internacional foi mais cauteloso. “Pode ajudar a Argentina” a garantir um acordo com o FMI, disse ele sobre a vitória de Trump.

Milei se ofereceu como o aliado mais forte de Trump na América Latina em uma guerra cultural global contra a esquerda “woke” (defensora de pautas identitárias), apesar das profundas diferenças comerciais com o republicano protecionista.

O presidente argentino apoiou a candidatura à reeleição de Trump nos bastidores da Conferência de Ação Política Conservadora (CAPC) em Maryland, em fevereiro. Em setembro, ele chamou Trump de um dos “dois políticos mais relevantes do mundo” — ao lado de si mesmo.

Ele também cultivou uma amizade de destaque com Musk, o executivo-chefe da Tesla, que foi escolhido como codiretor do novo “departamento de eficiência governamental” de Trump, e na semana passada ofereceu a Musk conselhos sobre como “replicar nossa motosserra” (seu modelo de cortes de gastos e desregulamentação).

Musk trocou palavras amigáveis com Milei nas redes sociais e pessoalmente. Trump também retribuiu, até certo ponto. “A Argentina foi Maga (Make America Great Again)… Grande cara… Eu o adoro, porque ele adora Trump”, disse Trump no CAPC em fevereiro.

Distante geograficamente e sendo um pequeno parceiro comercial dos EUA, a Argentina provavelmente não será uma prioridade para o presidente eleito. Milei esperou quase uma semana por uma ligação de Trump, atrás de dezenas de outros líderes mundiais, antes de conversarem na terça-feira.

Mas analistas disseram que a ofensiva de sedução de Milei pode abrir uma porta.

“A vitória de Trump é uma enorme oportunidade para Milei”, disse Juan Cruz Díaz, diretor-gerente da Cefeidas, uma consultoria política em Buenos Aires. “Mas o desafio é transformar essa sintonia em vantagens concretas para a Argentina, e, para isso, ele precisa construir uma infraestrutura forte para se engajar com o governo Trump.” As informações são do jornal Financial Times.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Futuro presidente do Banco Central diz que as eleições nos EUA agregaram muita volatilidade aos mercados
Anunciantes preparam sua volta ao X, em busca de favores de Elon Musk e Donald Trump
https://www.osul.com.br/presidente-da-argentina-espera-que-as-novas-amizades-com-donald-trump-e-o-bilionario-elon-musk-ajudem-a-garantir-o-investimento-tao-necessario-para-seu-pais-em-crise/ Presidente da Argentina espera que as novas amizades com Donald Trump e o bilionário Elon Musk ajudem a garantir o investimento tão necessário para seu país em crise 2024-11-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar