Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de novembro de 2024
Brasil foi anunciado nessa quinta-feira (28) como país homenageado na 45ª edição da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que acontecerá entre 22 e 26 de janeiro de 2025, em Madrid, na Espanha. O reconhecimento marca o bom momento vivido pelo setor turístico brasileiro e reforça sua posição no cenário global.
Responsável por liderar as articulações para concretizar a honraria, o ministro do Turismo do Brasil e presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, Celso Sabino, comemorou o feito.
“Ser o país homenageado na FITUR é uma conquista extraordinária. Após um ano recorde para o turismo brasileiro, 2025 promete superar nossas expectativas em resultados e visibilidade global. A FITUR será uma vitrine para mostrarmos todo o potencial do Brasil, especialmente em um ano em que também sediaremos a COP30 e o BRICS”, afirmou.
O acordo foi formalizado pelo embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, e pelo Vice-Presidente Executivo da IFEMA Madrid, Daniel Martínez, na Embaixada do Brasil em Madrid. O IFEMA é o responsável pela promoção da FITUR, uma das maiores feiras de turismo do mundo, e que atrai milhares de visitantes de mais de 150 países. A edição de 2024 reuniu 250 mil participantes, demonstrando sua importância como plataforma para negócios, networking e visibilidade internacional.
O evento também permitirá ao Brasil lançar campanhas publicitárias direcionadas ao mercado europeu, firmar novos acordos com organizações internacionais e oferecer uma plataforma de formação contínua sobre o país.
O título de país homenageando confere ao Brasil uma posição de destaque no evento, reforçando o compromisso do governo em promover o país como destino de referência no turismo internacional.
Com um aumento de 13% no número de turistas internacionais em 2024, em comparação ao ano anterior, o Brasil vive um momento de crescimento no turismo. A participação na FITUR será uma oportunidade para apresentar a diversidade turística nacional, promover destinos de todas as regiões e atrair investimentos.
O embaixador Orlando Leite Ribeiro destacou a importância da parceria com a Espanha. “Brasil e Espanha são aliados tradicionais e esta cooperação no turismo tem como objetivo aliar o potencial brasileiro à vasta experiência espanhola no setor”, afirmou. A
Espanha, além de ser um importante emissor de turistas, é vista como um parceiro estratégico para investimentos e troca de expertise.
Destaque
A diversidade cultural e natural do Brasil será o principal destaque na FITUR. Do Rio de Janeiro às paisagens da Amazônia, do Carnaval à gastronomia renomada, o país oferecerá aos visitantes experiências únicas e inesquecíveis. A iniciativa também busca promover destinos menos explorados, aumentar o tempo de permanência dos turistas e maximizar os gastos internacionais.
Com a FITUR 2025, o Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no turismo, consolidando sua posição como um dos destinos mais fascinantes e dinâmicos do mundo.
Voltar Todas de Viagem e Turismo