Sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula recebe o presidente eleito do Uruguai no Palácio do Planalto

Compartilhe esta notícia:

Durante reunião foram tratados acordos entre Mercosul e União Europeia. Na foto, Lula (D) e Yamandú Orsi

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante reunião foram tratados acordos entre Mercosul e União Europeia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente eleito do Uruguai, Yamandú Orsi, se reuniram, nesta sexta-feira (29), para tratar das relações bilaterais e sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia, que pode ser assinado em breve. Segundo Orsi, a situação das negociações com os europeus será analisada na próxima Cúpula do Mercosul, na semana que vem, em Montevidéu, capital do Uruguai.

“Somos otimistas, como Mercosul e como região, somos otimistas com a possibilidade de seguir estreitando laços com outras regiões, fundamentalmente com a Europa”, disse o uruguaio em declaração à imprensa na saída da reunião, no Palácio do Planalto.

Para ele, a relação entre os países sul-americanos precisa ser “mais forte do que nunca” diante de um mundo convulsionado, sob “intensas mudanças” e com “alto grau de imprevisibilidade”.

De acordo com nota da Presidência, durante o encontro, Lula se declarou feliz pelo processo democrático uruguaio e com a eleição de Orsi. O candidato da coligação de esquerda Frente Ampla venceu o segundo turno das eleições presidenciais do último domingo (24), em uma vitória que marca a volta ao poder do partido liderado pelo ex-presidente uruguaio José Mujica, amigo pessoal de Lula.

Orsi reforçou a importância da relação do Uruguai com o Brasil e trouxe uma mensagem de contentamento do atual presidente do país, Lacalle Pou, pela parceria entre os dois países, independentemente do governo eleito.

“Para nós é importante sabermos que temos o Brasil sempre disposto a colaborar com a gente”, disse. Orsi venceu o adversário de centro-direita Álvaro Delgado, do Partido Nacional, que era apoiado por Lacalle Pou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Supremo julgará ação de Bolsonaro para impedir o ministro Alexandre de Moraes de relatar inquérito
Saldo de empregos em outubro em Porto Alegre tem o melhor resultado em três anos
https://www.osul.com.br/lula-recebe-o-presidente-eleito-do-uruguai-no-palacio-do-planalto/ Lula recebe o presidente eleito do Uruguai no Palácio do Planalto 2024-11-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar