Sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 29 de novembro de 2024
A cerimônia ocorreu no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária da Educação, Raquel Teixeira.
Foto: Vitor Rosa/SecomO governo do Estado empossou, na tarde dessa sexta-feira (29), os 30 novos coordenadores regionais de Educação. Os profissionais foram escolhidos por meio do programa Qualifica RS. A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, seleciona lideranças para cargos estratégicos da administração estadual, avaliando o currículo e as competências dos candidatos.
Durante a solenidade, o governador Eduardo Leite destacou a importância do empenho desses servidores para o futuro da educação no Rio Grande do Sul. “A formação dos jovens do nosso Estado é uma enorme responsabilidade e exige que demos o melhor de cada um de nós. Queremos os coordenadores bastante atuantes, visitando e estando bem próximos das escolas. Temos trabalhado para dar condições para que a Educação gaúcha mude de patamar”, afirmou.
Leite também comentou as melhorias implementadas na educação nos últimos seis anos de governo. “Melhoramos os salários de coordenadores, diretores de escolas e de todos os servidores da Educação com a reestruturação que começará a valer em janeiro de 2025. Realizamos obras e aumentamos os valores para programas como o Agiliza e para a merenda e o transporte escolares. A partir de 2025, vamos fornecer, também, uniformes a todos os alunos da Rede Estadual”, exemplificou.
Os recém-empossados serão responsáveis pela articulação das políticas públicas educacionais do Estado, agindo como um braço da Seduc em suas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). Eles têm as atribuições de coordenar, orientar e supervisionar as escolas sob sua jurisdição, garantindo que a aprendizagem dos estudantes seja desenvolvida com base nas diretrizes e princípios da educação básica.
“Sem os coordenadores, não seria possível traduzir as diretrizes da Seduc em ações concretas. Eles são a nossa linha de frente, pois conhecem a realidade local, estão em contato com as comunidades escolares e sabem como atender às necessidades de cada um dos 497 municípios gaúchos. Com as formações e a seleção que fizemos, temos certeza de que os gestores estão preparados para assumir a missão de qualificar a educação no nosso Estado”, ressaltou Raquel.
Tendo começado em abril, o processo precisou ser interrompido em maio devido às enchentes que atingiram o Estado, sendo retomado em julho. A seleção exigiu experiência mínima de três anos em cargos de liderança, ensino superior completo e especialização nas áreas de educação, administração, gestão ou áreas afins. Além disso, foi requerida a comprovação de três anos de experiência como docente e de pelo menos dois anos de atuação como gestor educacional ou escolar.
Antes da posse, entre 27 a 28 de novembro, houve um processo de formação e imersão organizado pela Seduc, que envolveu atividades práticas e de planejamento, incluindo a elaboração do plano para os primeiros 100 dias de gestão.
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