Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024
Por Redação O Sul | 1 de dezembro de 2024
Ao longo de décadas, a vida e a carreira de Ayrton Senna foram descritas em detalhes por livros, filmes, jornais, revistas e matérias de TV, assim como documentário e filmes. Não só: até peças de teatro e games também se dedicaram a contar a história do tricampeão de Fórmula 1.
O processo se intensificou a partir da morte de Senna em 1º de maio de 1994, sem indícios de que irá perder velocidade. Assim como fazia nas pistas, o brasileiro segue acelerando como fonte inesgotável de conteúdo biográfico. Confira algumas obras inspiradas na vida do piloto:
“Ayrton Senna: Racing is in My Blood” (1992): documentário mostra o início nas pistas, paixão pelo esporte e detalhes da vida íntima do piloto. Foi dirigido por Jean-Claude Guiter. Está disponível no Amazon Prime.
“Ayrton Senna” (1995): produzido pela BBC e apresentado pelo locutor esportivo Steve Rider, o documentário analisa o impacto que a morte de Ayrton Senna teve no mundo do automobilismo. Está disponível na plataforma Dailymotion.
“Uma Estrela Chamada Ayrton Senna” (1998): documentário lançado após sua morte é a do diretor do seu primeiro longa. A obra traz entrevistas até então inéditas do piloto e mostra o trabalho social da Fundação Ayrton Senna no Brasil. Está disponível no formado DVD e também é possível encontrar no YouTube, mas com baixa qualidade de imagem.
“Ayrton Senna: The Right to Win” (2004): documentário do cineasta holandês Hans Pool conta a história do piloto através de entrevistas dos seus rivais nas pistas, como Damon Hill e Alain Prost. Jo Ramírez, chefe de equipe da McLaren enquanto Prost e Senna corriam por lá, também participa com um depoimento. É possível encontrar no YouTube, mas com baixa qualidade de imagem.
“Senna: O Brasileiro, O Herói, O Campeão” (2010): documentário premiado que oferece uma visão detalhada da vida pessoal e profissional de Ayrton Senna, usando imagens de arquivo e entrevistas. Tem como foco sua rivalidade com Alain Prost e com dirigentes da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Dirigido por Asif Kapadia, a obra venceu o Bafta nas categorias de Melhor Documentário e Melhor Edição. Está disponível no Google Play, Amazon Prime, Claro Video e Apple TV+.
“Ayrton: Retratos e Memórias – O Filme” (2015): longa dirigido por Ernesto Rodrigues combina imagens de arquivo, entrevistas e relatos pessoais para contar a história do piloto. Está disponível no Disney+, Amazon Prime, Netflix e Claro Video.
“Senna vs. Brundle” (2016): documentário que se concentra na rivalidade entre Ayrton Senna e Martin Brundle durante a temporada de Fórmula 3 de 1983. O cineasta responsável é Mario Muth. Está disponível no Google Play e Amazon Prime.
“Senna 30 Anos: O Dia que Ainda Não Terminou” (2024): documentário produzido pelo jornalista Roberto Cabrini marcando 30 anos da morte do piloto. A produção conta com imagens do arquivo pessoal de Cabrini e momentos inéditos de Senna até o dia da sua morte. Está disponível no PlayPlus, da RecordTV.
“Senna por Ayrton” (2024): série documental da Globoplay. Será lançada na quarta-feira, 30. O produto foi montado pelo Núcleo de Documentários do Esporte da TV Globo e promete contar a história de Senna em primeira pessoa com o auxílio de imagens de arquivo.
“Senna” (2024): minissérie original da Netflix que lançada recentememte. O projeto é inspirado na história de vida, carreira e nos relacionamentos familiares do piloto. O ator Gabriel Leone foi o escolhido para viver o personagem principal.
Bons livros
Há muitos livros incríveis sobre Ayrton Senna, mas alguns dos melhores incluem “Senna Versus Prost” de Malcolm Folley, “Ayrton Senna: A Trajetória de Um Mito” de Ernesto Rodrigues e “Ayrton Senna: Uma Lenda a Toda Velocidade” de Christopher Hilton.