Segunda-feira, 02 de dezembro de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Repatriação de 600 brasileiros do Reino Unido foi voluntária

Compartilhe esta notícia:

Informação é do Ministério das Relações Exteriores

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A suposta deportação de 600 brasileiros do Reino Unido em voos “secretos” foi uma ação voluntária de brasileiros que concordaram em regressar ao Brasil, segundo informou o MRE (Ministério das Relações Exteriores). A medida causou preocupação de entidade que trabalha com imigrantes latino-americanos no Reino Unido.

Em nota, o Itamaraty informou que não se tratou de deportação, que é quando o estrangeiro é obrigado a deixar o país. “Importante esclarecer que não se trata de deportação, e sim de decisão voluntária dos participantes de aderir à iniciativa britânica”, disse o MRE.

Os brasileiros participaram do Programa de Retorno Voluntário (Voluntary Returns Service – VRS, em sua sigla em inglês) que oferece ajuda financeira e passagem aérea em voos comerciais para os estrangeiros sem autorização legal para permanecer no país.

“O processo de retorno voluntário proposto pelo Reino Unido coaduna-se com os princípios da assistência consular brasileira que, em casos específicos, também financia a viagem de brasileiros em situações de desvalimento no exterior, além de contar com parceira de natureza semelhante com a OIM (Organização Internacional para Migrações). O consentimento brasileiro ao programa baseia-se no requisito de que a participação dos nacionais é voluntária e poderá ser revisto, a qualquer tempo, caso esses termos sejam alterados”, acrescentou o Itamaraty.

Segundo o jornal britânico The Guardian, que apurou o número de 600 brasileiros supostamente deportados, nunca houve um número tão grande de pessoas de uma mesma nacionalidade retirados do Reino Unido.

A organização de direitos humanos CLAUK (Coalizão de Latino-Americanos no Reino Unido) viu a ação com preocupação devido aos “níveis sem precedentes de retornos voluntários entre os brasileiros. Entre elas, muitas crianças que foram instaladas nas escolas estão agora arrancadas”.

A coalisão alerta que faltam dados oficiais sobre os latino-americanos que participam do programa para saber se os imigrantes tiveram seus direitos respeitados. “O governo deve responder aos pedidos do nosso setor por caminhos justos, acessíveis e seguros para a cidadania e o estabelecimento de muitas comunidades que chamam o Reino Unido de lar”, concluiu a organização.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governo do Rio Grande do Sul realiza repasse emergencial de R$ 1,44 milhão para 49 escolas da Rede Estadual atingidas pelas enchentes
Porto Alegre recebe 4,3 mil pedidos de recursos para o Auxílio Reconstrução
https://www.osul.com.br/repatriacao-de-600-brasileiros-do-reino-unido-foi-voluntaria/ Repatriação de 600 brasileiros do Reino Unido foi voluntária 2024-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar