Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
31°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Saiba como foi o dia de Sartori na Europa e de Dilma no México

Compartilhe esta notícia:

Presidenta chegou na noite desta segunda-feira. Dilma se encontrará nesta terça-feira com seu colega mexicano Enrique Peña Nieto. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A comitiva gaúcha liderada pelo governador José Ivo Sartori à Europa chegou na segunda-feira a Nuremberg, na Alemanha. Na ocasião, o grupo foi recepcionado por Tobias Zobel, diretor-executivo do Medical Valley, um dos nove clusters de excelência implementados pelo governo alemão, orientados a gerar economia através da inovação tecnológica, focando em engenharia e medicina.

A visita rendeu a assinatura de um protocolo de intenções para apoio à instalação de um cluster gaúcho na área de tecnologias para a saúde, reunindo indústrias, universidades, centro de pesquisas, hospitais e o governo do Estado, através de secretarias e autarquias. Assinaram o protocolo Sartori e o presidente do Medical Valley, Erich Reinhardt. A intenção é que os primeiros contratos operacionais ocorram até agosto, e a instalação das primeiras empresas em 2016 ou 2017.

A infraestrutura será similar à existente em Erlangen, a 27 quilômetros de Nuremberg. O protocolo tem, entre outros objetivos, fomentar o compartilhamento de conhecimentos sobre mercados e melhores práticas em inovação, apoio à viabilização da instalação de empresas alemãs no Estado e suporte ao surgimento de startups inovadoras de forma conjunta, além de intensificar as relações bilaterais. Na Alemanha, o Medical Valley possui mais de 500 empresas, entre companhias de grande porte e startups, 16 universidades e mais de 40 instituições de saúde.

Em reunião com o governador, no início deste mês, Zobel destacou que os principais hospitais gaúchos investem até 2 bilhões de reais em compra de novas tecnologias. Isso configuraria, dessa maneira, uma oportunidade para geração de inovação local. Com a implantação da parceria, esses recursos podem ficar no Estado.

A comitiva de Sartori, que também tem a participação do prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, além de deputados, secretários de Estado e outras autoridades, segue nesta terça-feira para a capital francesa Paris, onde serão visitadas instalações da Airbus Defence & Space, divisão da gigante da indústria aeronáutica. O grupo deve prosseguir as negociações para a instalação de uma unidade da empresa na Zona Norte de Porto Alegre, mediante um aporte de 150 milhões de reais.

Expointer

Outro grupo, também formado por gaúchos, que participa da 83 Assembleia da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), apresentou em Paris a Expointer 2015 para os integrantes da Abiec (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne). A divulgação foi feita pelos deputados estaduais Frederico Antunes (PP), Sérgio Turra (PP), Luiz Fernando Mainardi (PT) e Aloísio Classmann (PTB), junto com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o secretário da Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo, além dos senadores Ana Amélia Lemos (PP) e Lasier Martins (PDT).

Na recepção da Abiec aos participantes da assembleia da OIE, Kátia reforçou o convite para que delegações de outros países e Estados brasileiros visitem a maior feira a céu aberto da América Latina, de 29 de agosto a 6 de setembro, uma referência do setor no Brasil e na América.

Durante a assembleia da OIE, Sartori e Polo receberão o certificado da organização reconhecendo o RS como zona livre da peste suína clássica. Em todo o mundo, apenas 21 países terão a certificação, que garante novo status sanitário e, por consequência, pode movimentar os negócios envolvendo o setor de suínos no Estado.

México

A presidenta Dilma Rousseff chegou na noite de segunda-feira no Aeroporto Internacional Benito Juárez, na Cidade do México. Em visita de Estado, a mandatária se encontrará nesta terça-feira com seu colega mexicano Enrique Peña Nieto. A passagem pelo país latino-americano, que busca aprofundar as ligações entre as duas nações em diversos campos, é avaliada por Dilma como um novo capítulo nas relações entre Brasil e México. “Ainda há quem tenha uma visão de que os dois países competem entre si, mas são economias complementares”, afirmou a presidenta. Nieto, por sua vez, aponta a necessidade de “um novo impulso” às relações com o maior parceiro econômico do México no continente americano, com um comércio que totalizou 9,213 bilhões de dólares no ano passado.

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Primeiro dia de inscrição no Enem registrou 410 mil candidatos
Apesar de o discurso de perseguição por parte da imprensa ter sido mantido, o PT vai abordar o tema corrupção em seu congresso
https://www.osul.com.br/saiba-como-foi-o-dia-de-sartori-na-europa-e-de-dilma-no-mexico/ Saiba como foi o dia de Sartori na Europa e de Dilma no México 2015-05-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar