Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Revista Forbes: presidente do Banco do Brasil entra para a lista das mulheres mais poderosas do mundo

Compartilhe esta notícia:

Ela é a única brasileira em uma lista de 100 mulheres divulgada nessa quarta-feira (11). (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A presidente do Banco do Brasil (BB), Tarciana Medeiros, foi eleita pela revista Forbes a 18ª mulher mais poderosa do mundo. Ela é a única brasileira em uma lista de 100 mulheres divulgada nessa quarta-feira (11).

Para a Forbes, Tarciana é uma “defensora apaixonada de políticas ambientais”, o que ficou demonstrado no discurso dela durante a Assembleia Geral da ONU, em 2023. Na ocasião, a executiva falou sobre a importância de ampliar o financiamento para negócios sustentáveis.

“No mesmo mês, ela firmou uma parceria entre o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir US$ 250 milhões em recursos de energia renovável e infraestrutura sustentável”, destaca a revista norte-americana de negócios.

Tarciana também é reconhecida pela Forbes por ser a primeira mulher a presidir o BB em mais de 200 anos de história da instituição. (veja trajetória dela mais abaixo)

Para entrar no ranking de mulheres mais poderosas do mundo, a revista considera fatores como visibilidade, fortuna e influência. Para as líderes políticas, os principais critérios são o PIB e a população do país. Já para empresárias, pesam as receitas e o número de funcionários.

Ao todo, as 100 mulheres eleitas comandam um poder econômico de US$ 33 trilhões e influenciam mais de 1 bilhão de pessoas, seja por meio de políticas ou por se tornarem exemplos a serem seguidos, diz a Forbes.

Três líderes políticas ocupam o topo da lista:

– a belga Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia;

– a alemã Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE);

– e a italiana Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália.

A trajetória no Banco do Brasil

Ao assumir a presidência do BB, em janeiro de 2023, Tarciana se tornou a primeira mulher a comandar o banco desde sua fundação, em 1808.

Ela iniciou sua carreira profissional em 1988, como feirante. Dez anos depois, atuou como professora. Em 2000, ingressou no Banco do Brasil.

Na instituição, ocupou cargos de gerência de relacionamento e negócios. Passou por unidades do Norte e do Nordeste, além da capital federal. Trabalhou na rede de varejo, agências e superintendências.

Como superintendente comercial da BB Seguridade, desenvolveu modelos estratégicos de indução de vendas no Brasil. Além disso, apoiou a coordenação e o direcionamento do trabalho das equipes de consultores das empresas da Holding BB Seguros.

De 2018 a 2020, esteve à frente da implantação de processos de pós-venda na diretoria de Crédito e Empréstimos.

Em 2021, assumiu cargo de gerente executiva, no qual liderou equipes responsáveis, entre outras funções, pela análise de comportamento de consumo e pela expansão da base de clientes.

Tarciana é formada em administração e pós-graduada em marketing e liderança, inovação e gestão. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Vendas de veículos financiados no País crescem 12,4% em novembro
Câmara dos Deputados quer ver o dinheiro antes de votar pacote fiscal
https://www.osul.com.br/revista-forbes-presidente-do-banco-do-brasil-entra-para-a-lista-das-mulheres-mais-poderosas-do-mundo/ Revista Forbes: presidente do Banco do Brasil entra para a lista das mulheres mais poderosas do mundo 2024-12-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar