Sábado, 04 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Brasil bate recorde com mais de 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024

Compartilhe esta notícia:

Este é o melhor resultado da série histórica iniciada em 1970

Foto: Agência Brasil
A meta é alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027. (Foto: Agência Brasil)

O País bateu em 2024 o seu recorde de turistas estrangeiros, com 6,621 milhões de viajantes que escolheram cidades do Brasil como destino de lazer ou negócios. Até então, o marco histórico era de 6,6 milhões de visitantes internacionais, registrado em 2018, de acordo com estatística divulgada pelo Ministério do Turismo (MTur).

Com o melhor resultado da série histórica iniciada em 1970, o Brasil se aproxima das metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas internacionais nos próximos três anos. De acordo com o ministério, o setor tem mostrado toda a capacidade e força para receber esses turistas, graças a um trabalho de valorização cultural e promoção internacional da imagem do País lá fora.

“O recorde de passageiros estrangeiros em terras brasileiras mostra que estamos no rumo certo, com melhoria de infraestrutura e presença em feiras internacionais, atraindo investimentos estrangeiros pro Brasil”, disse a secretária Executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes.

O recorde foi verificado em 2018, quando o fluxo atingiu 6,621 milhões de turistas. A média diária de entradas, em pleno verão, permitirá superar essa marca nas próximas horas. Com esse avanço, o Brasil se aproxima da meta do PNT (Plano Nacional de Turismo), que prevê atingir 8,1 milhões de turistas estrangeiros em 2027.

Para o ministro Celso Sabino, o desempenho confirma a maturidade do setor para atrair visitantes internacionais, com números superiores aos registrados nos anos de Copa do Mundo (2014) e de Olimpíadas (2016) no Brasil. Juntos, os dois anos somam 12,9 milhões de desembarques no País.

“Temos investido na melhoria da infraestrutura turística, com obras que vão de Norte a Sul. Temos apoiado o setor com liberação de recursos, por meio do Fungetur, que ajudam a estruturar toda a cadeia, que fica mais preparada para receber esses turistas. Além, é claro, de fazer promoção dos nossos destinos em grandes eventos internacionais, mostrando ao mundo o que o Brasil tem de melhor”, completou Sabino.

Até novembro, os argentinos lideravam o volume de visitantes internacionais que chegam ao Brasil. Mais de 1,7 milhão de “hermanos” já haviam desembarcado no país até o fim do mês passado. Os Estados Unidos ocupavam a segunda posição, com 640 mil turistas. Já os vizinhos Chile, Paraguai e Uruguai haviam mandado 1,331 milhão de visitantes.

Para este ano, o Brasil se prepara para receber importantes eventos, como a Conferência do Clima da ONU, a COP30, que será realizada em Belém, no Pará, e a reunião do BRICS, em Brasília, que devem atrair visitantes internacionais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Gusttavo Lima põe nome à disposição para presidente da República em 2026
Rodri se incomoda após Cristiano Ronaldo dizer que Vinícius Júnior foi injustiçado: “Ele sabe como funciona”
https://www.osul.com.br/brasil-atinge-recorde-na-entrada-de-turistas-estrangeiros/ Brasil bate recorde com mais de 6,6 milhões de turistas estrangeiros em 2024 2025-01-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar