Segunda-feira, 13 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de janeiro de 2025
A Academia de Ciência e Artes Cinematográficas de Hollywood deve anunciar no dia 19 as indicações do Oscar 2025. O anúncio aconteceria originalmente no dia 17, mas foi adiado por causa dos grandes incêndios que atingiram a região de Los Angeles, nos Estados Unidos.
Segundo informações da Variety, a votação começou na quarta-feira (8) e estava originalmente programada para encerrar nesse domingo (12). No entanto, o prazo final agora é terça-feira (14).
A expectativa pelos indicados é grande entre os brasileiros. Afinal, o Brasil tem a maior chance em anos de voltar a concorrer na categoria de melhor filme internacional com “Ainda Estou Aqui”.
A vitória de Fernanda Torres, protagonista da história dirigida por Walter Salles, no Globo de Ouro no domingo (5) também aumentou a esperança de uma possível indicação entre as melhores atrizes.
A lista oficial de indicados ao Oscar 2025 será divulgada em 17 de janeiro, mas os vencedores do Globo de Ouro já oferecem uma prévia promissora. “Emilia Pérez” e “O Brutalista” aparecem como fortes candidatos ao prêmio de melhor filme. Além disso, Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui) e Demi Moore (A Substância) lideram as apostas para a categoria de melhor atriz.
Enquanto Fernanda Torres e Demi Moore despontam como favoritas, outras excelentes performances não podem ser descartadas. Cynthia Erivo (Wicked) e Mikey Madison (Anora) também têm chances reais de conquistar a estatueta de melhor atriz.
No lado masculino, Adrien Brody (O Brutalista) e Sebastian Stan (Um Homem Diferente) destacaram-se no Globo de Ouro. No entanto, a performance de Timothée Chalamet como Bob Dylan em Um Completo Desconhecido o coloca como forte concorrente ao Oscar 2025. Ralph Fiennes (Conclave) e Colman Domingo (Sing Sing) podem surpreender na cerimônia.
Melhor filme
Embora Fernanda Torres tenha grandes chances no Oscar 2025, “Ainda Estou Aqui” enfrenta dificuldades na categoria de melhor filme internacional. A premiação será liderada por “O Brutalista”, vencedor de melhor drama no Globo de Ouro, e “Emilia Pérez”, que conquistou os prêmios de melhor musical ou comédia e melhor filme em língua não inglesa. Outros concorrentes de peso incluem “Wicked”, “Conclave” e “Anora”, cada um trazendo histórias cativantes e performances impecáveis. A disputa promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.
A cerimônia do Oscar 2025 acontece no dia 2 de março. Enquanto isso, a lista de indicados promete movimentar a indústria cinematográfica e aquecer as discussões entre fãs e críticos.