Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 14 de janeiro de 2025
O Oscar 2025 está gerando altas expectativas, especialmente para o público brasileiro. Fernanda Torres desponta como uma das favoritas na categoria de melhor atriz, depois de conquistar o Globo de Ouro no gênero dramático. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelará os indicados nesta sexta-feira (17), e os últimos meses trouxeram performances e filmes que merecem destaque.
O Brasil tem grandes esperanças na figura de Fernanda Torres por seu papel em Ainda Estou Aqui, mas o filme enfrentará desafios na categoria de melhor filme internacional. Um dos maiores rivais deve ser Emilia Pérez, que não só figura entre os favoritos a melhor filme, como também traz uma atuação marcante de Karla Sofía Gascón. Apesar do Globo de Ouro fortalecer a candidatura da atriz brasileira, o Oscar é conhecido por suas surpresas.
A categoria de melhor atriz também deve contar com Demi Moore (A Substância), Mikey Madison (Anora) e Cynthia Erivo (Wicked). A última tem chance de fazer história com sua atuação como Elphaba em um musical tão respeitado pela comunidade artística.
No lado dos melhores atores, Adrien Brody (O Brutalista) é o grande favorito a vencer a estatueta do Oscar 2025. Os indicados nesta categoria devem ser Timothée Chalamet (Um Completo Desconhecido), Ralph Fiennes (Conclave), Sebastian Stan (Um Homem Diferente) e Colman Domingo (Sing Sing). Inclusive, o intérprete do Bob Dylan pode atrair atenção adicional para a premiação.
Melhor filme
Mas quais filmes são os favoritos ao Oscar 2025? “Anora”, de Sean Baker, narra a vida de Anora (Mikey Madison), uma stripper que casa impulsivamente com um oligarca russo. O sonho se desfaz rapidamente ao enfrentar a oposição feroz dos pais de Ivan (Mark Eidelshtein).
Com Ralph Fiennes à frente de um elenco de peso, o drama “Conclave” oferece um olhar intrigante sobre a eleição de um novo Papa, revelando os bastidores políticos e emocionais desse processo secreto.
Misturando drama, crime e musical, o filme “Emilia Pérez” traz Zoe Saldaña e Karla Sofía Gascón em uma história poderosa sobre identidade e redenção. A abordagem corajosa da transição de gênero é um dos destaques.
Outro favorito é “O Brutalista”, estrelado por Adrien Brody. O filme segue o arquiteto László Toth em sua tentativa de reconstruir a vida na América após fugir da Europa devastada pela guerra. Com a ajuda de Harrison Van Buren (Guy Pearce), ele busca uma nova chance enquanto lida com as complexidades culturais e emocionais dessa transição.
Embora não seja um grande favorito ao prêmio da noite, ainda sim “Wicked” pode faturar a estatueta do Oscar em diversas categorias, principalmente as mais técnicas, como Melhor Efeitos Especiais, Som e Maquiagem.