Sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de janeiro de 2025
O ator Brad Pitt criticou publicamente um golpe realizado por um impostor que usou inteligência artificial para se passar por ele e enganar uma mulher na França. A vítima, de 53 anos, perdeu cerca de R$ 5 milhões (830 mil euros) ao acreditar que mantinha um relacionamento amoroso com a estrela de Hollywood.
“É horrível que golpistas se aproveitem da forte conexão dos fãs com celebridades, mas este é um lembrete importante para não responder a contatos online não solicitados, especialmente de atores que não têm presença nas redes sociais”, disse o comunicado divulgado pelo assessor de Pitt à publicação Entertainment Weekly.
A mulher revelou, em entrevista à televisão francesa TF1, que o golpista a conquistou com declarações de amor e até um pedido de casamento. Durante cerca de um ano e meio, ela acreditou estar envolvida com Pitt, que teria pedido dinheiro para custear um suposto tratamento contra câncer nos rins.
Conforme relatou o The Guardian, a mulher acreditou estar em um relacionamento online com Brad Pitt durante mais de um ano, e enviou o dinheiro quando ele disse estar precisando de ajuda financeira para tratar um câncer após ter tido suas contas congeladas durante o processo de divórcio de Angelina Jolie.
Ela contou, na entrevista para a TV, ter transferido o valor de 830 mil euros para a conta que ela acreditava pertencer ao ator.
Anne acreditou estar conversando com o ator de Hollywood pois recebia imagens manipuladas digitalmente na qual o rosto de Pitt era colocado em fotos que mostravam ele no hospital ou segurando cartazes com recados amorosos.
Após a entrevista na qual expôs sua situação na TV, a francesa passou a ser alvo de uma onda de ridicularização nas redes sociais, com internautas duvidando e fazendo piadas da história e da qualidade das fotos manipuladas e enviadas para a mulher.
Inteligência artificial
De acordo com as investigações, os criminosos inicialmente pediram dinheiro para cobrir taxas alfandegárias de bolsas de luxo que o falso Pitt prometera enviar. Em seguida, usaram imagens manipuladas para convencer a vítima de que o ator estava hospitalizado. Mesmo com alertas da filha de que se tratava de um golpe, a mulher insistiu na veracidade da relação.
“São poucos os homens que sabem escrever dessa forma. Eu amava o homem com quem conversava. Era tudo muito bem planejado”, disse ela. A desconfiança começou no verão de 2024, quando imagens do verdadeiro Brad Pitt ao lado de sua parceira, Inès de Ramon, vieram à tona. (Estadão Conteúdo)