Segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Ministro André Mendonça vai relatar queixa-crime de Flávio Bolsonaro contra o ministro da Fazenda por acusação de “rachadinha”

Compartilhe esta notícia:

O senador Flávio Bolsonaro afirmou: “O próprio Judiciário já reconheceu que as acusações contra mim eram ilegais”. (Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) apresentou uma queixa-crime contra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), no Supremo Tribunal Federal (STF). O caso foi sorteado para o ministro André Mendonça.

Haddad associou Flávio ao esquema de “rachadinha”, crime que consiste no parlamentar dono do mandato obter para si parte do salário dos funcionários de seu gabinete, ao defender o governo das críticas ao redor da desinformação sobre o Pix.

A declaração do ministro da Fazenda foi dada numa coletiva de imprensa para explicar a medida provisória editada pelo governo federal para reiterar o sigilo e a não taxação das operações de Pix. Ele aproveitou para bater no clã Bolsonaro, que capitalizou a ofensiva contra o governo Lula nas últimas duas semanas.

“Nós não podemos colocar a perder os instrumentos que o Estado tem de combater o crime. As ‘rachadinhas’ do senador Flávio foram combatidas porque uma autoridade identificou uma movimentação absurda nas contas do Flávio Bolsonaro. Agora ele está reclamando da Receita? Ele foi pego pela Receita. Então não adianta esse pessoal, que comprou mais de 100 imóveis com dinheiro de rachadinha, não pode ficar indignado com o trabalho que a Receita está fazendo. O Flávio Bolsonaro, em vez de criticar o governo, devia se explicar como é que ele, sem nunca ter trabalhado, angariou um patrimônio espetacular. Quem combateu esse tipo de crime foi a Receita Federal, com esses instrumentos”, afirmou Haddad.

Segundo informações reveladas pelo jornal O Estado de S. Paulo em 2018, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) havia apontado uma movimentação atípica de R$ 1,2 milhão em uma conta no nome de Fabrício Queiroz, ex-assessor do então deputado estadual Flávio Bolsonaro.

O Ministério Público investigou por dois anos o caso, que resultou em denúncia de crimes de fraude, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e organização criminosa contra Flávio, Queiroz e outros 15 envolvidos. Em 2021, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou as decisões anteriores sobre o caso envolvendo Queiroz e Flávio Bolsonaro.

A declaração irritou o senador. Por meio de nota, ele afirmou: “O próprio Judiciário já reconheceu que as acusações contra mim eram ilegais e o caso foi arquivado a pedido do próprio Ministério Público. Nunca houve sequer o recebimento de denúncia criminal contra mim, sou ficha limpa. Haddad é um impostor, dorme e acorda pensando em como meter impostos no lombo dos brasileiros. Ele está totalmente perdido e quer esconder sua incompetência mentindo criminosamente contra mim. Como ele é um mentiroso, não tenho dúvidas de que será condenado”.

No sábado (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro, pai do senador, já havia dito que vai processar Haddad. “Eles não têm o que fazer e sempre me acusam de alguma coisa. Falaram, inclusive, que eu comprei imóveis sem origem de dinheiro. Ele me acusa do que ele faz. Ele não olha para o que o chefe dele [presidente Lula] fez. […] Eu só tenho um caminho: acreditar na Justiça e processá-lo”, disse Bolsonaro. (Estadão Conteúdo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

O ex-deputado Eduardo Cunha afirmou ter comprado votos para tentar eleger Hugo Motta na Câmara em 2016. Motta é o favorito para chefiar a Câmara dos Deputados a partir de fevereiro
“Pago 1 milhão se o ministro da Fazenda provar ajuda de marqueteiro de Bolsonaro em vídeo sobre o Pix”, diz o deputado federal Nikolas Ferreira
https://www.osul.com.br/ministro-andre-mendonca-vai-relatar-queixa-crime-de-flavio-bolsonaro-contra-o-ministro-da-fazenda-por-acusacao-de-rachadinha/ Ministro André Mendonça vai relatar queixa-crime de Flávio Bolsonaro contra o ministro da Fazenda por acusação de “rachadinha” 2025-01-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar