Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco é avisado de que deve assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Compartilhe esta notícia:

A se confirmar esse cenário, Pacheco assumiria a cadeira hoje ocupada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).(Foto: Pedro França/Agência Senado)

Com a eleição e posse do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), intensificaram-se os rumores sobre o destino de seu antecessor, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). As articulações em curso sobre a reforma ministerial indicam que, por vontade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mineiro deve se tornar o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

De acordo com uma fonte credenciada, a par das articulações, Pacheco foi avisado da possibilidade de assumir o Mdic por dois emissários de Lula. A se confirmar esse cenário, Pacheco assumiria a cadeira hoje ocupada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Fontes a par das articulações afirmam que Alckmin passaria a ocupar-se, exclusivamente, da vice-presidência. Ou seria reacomodado em outra pasta, a ser definida por Lula.

Um aliado de Pacheco observa que, no comando do Mdic, o ex-presidente do Senado poderia aproximar os empresários mineiros do governo, fazendo a interlocução com a Federação da Indústria de Minas Gerais (Fiemg). A entidade, atualmente, mantém laços mais estreitos com Zema e com o campo da direita no Estado.

Em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (30), no Palácio do Planalto, ao ser questionado sobre o futuro de Pacheco, Lula esquivou-se. Respondeu, contudo, que espera que ele seja eleito governador de Minas Gerais em 2026.

Num momento em que a cena política mineira está dominada por lideranças de direita, como o governador Romeu Zema (Novo), o deputado Nikolas Ferreira (PLMG) e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), Pacheco é a única liderança de centro com fôlego para oferecer um palanque sólido para Lula no Estado nas eleições do ano que vem.

O nome de Pacheco já foi lembrado para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), por sua formação de jurista e ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Mas Lula decidiu que não vai afastar o ministro Ricardo Lewandowski da pasta. As informações são do portal Valor Econômico.

Rodrigo Pacheco

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), agradeceu a parceria com a Câmara dos Deputados durante sua liderança na Casa Alta e afirmou que, a despeito de divergências normais, o trato sempre foi “respeitoso e cordial”. “Conseguimos entregar em conjunto diversos marcos legislativos de interesse do País”, afirmou em entrevista coletiva antes da votação para o novo presidente do Senado.

Pacheco também agradeceu ao Executivo na pessoa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e ao Judiciário, citando o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. “Foram quatro anos muito marcantes, difíceis em alguns aspectos, mas com importantes realizações”, disse.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Brasileiros contam experiência de ser enviados de volta ao País após tentativa fracassada de entrar ilegalmente nos Estados Unidos
Trump diz que dor provocada pelas tarifas valerá a pena
https://www.osul.com.br/rodrigo-pacheco-e-avisado-de-que-deve-assumir-o-ministerio-do-desenvolvimento-industria-e-comercio/ Ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco é avisado de que deve assumir o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio 2025-02-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar