Sexta-feira, 07 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Rio Grande do Sul tem redução nos indicadores criminais de janeiro

Compartilhe esta notícia:

Estatística inclui homicídios, feminicídios latrocínios e roubos de veículos. (Foto: Freepik)

Relatório oficial divulgado nessa quinta-feira (6) aponta que o Rio Grande do Sul encerrou janeiro com queda nos índices de criminalidade, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os homicídios dolosos (intencionais) passaram de 190 para 105 casos (-45%), enquanto os feminicídios baixaram de 12 para dez (-17%) e as ocorrências de latrocínio (roubo com morte) apresentaram redução de seis para três (50%).

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os assaltos a pedestres sofreram retração de 1,5 mil para 978 registros (-37%) – essa foi a primeira vez na série histórica em que o número ficou abaixo de mil. Já em relação aos roubos de veículos, constatou-se uma queda de 269 para 175 incidentes (-35%).

“As estratégias de combate aos assaltos a pedestres e roubo de veículos têm contribuído diretamente na retração dos casos de latrocínio”, acrescenta o documento, disponível no site estado.rs.gov.br.

Também houve redução de ocorrências em bancos, estabelecimentos comerciais e veículos do transporte coletivo. Nas instituições financeiras em solo gaúcho, nenhum crime grave foi relatado. Já nas lojas e demais locais do setor, houve diminuição de 447 para 369 registros (-17%). Já no transporte coletivo (ônibus, lotações, metrô), a baixa foi de 27 para 15 (-44%).

Outro aspecto enaltecido pelas autoridades estaduais de segurança pública foi a retração nos crimes que têm como cenário a zona rural. O destaque ficou por conta do abigeato (furto de gado): se em janeiro do ano passado foram 265 caos, o primeiro mês de 2025 teve 159 incidentes (-40%).

“Os dados refletem os resultados de ações especiais, operações e apreensões da Polícia Civil e da Brigada Militar, de Norte a Sul do Estado, garantindo sempre a segurança dos gaúchos”, sublinha o boletim mensal.

Concurso

Nesta semana, o governador gaúcho Eduardo Leite autorizou a abertura de novos concursos para contratação de servidores das corporações vinculadas à SSP. De acordo com informe no site estado.rs.gov.br, serão disponibilizadas 2.734 vagas para a Brigada Militar (BM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).

A publicação dos respectivos editais com os detalhes será realizada ainda neste ano, em data ainda não definida. O mesmo vale para as provas.

No foco da medida está a reposição de efetivo. “Com isso, garantimos que não haja defasagem nas forças de segurança”, ressaltou o chefe do Executivo. Confira, a seguir, a distribuição das vagas para cada corporação.

– Brigada Militar: 1,2 mil vagas para soldado, 30 para oficial especialista em saúde e 120 para aluno-oficial do quadro do Estado-Maior.

– Polícia Civil: 30 vagas para delegado, 360 para escrivão e 360 para inspetor.

– Corpo de Bombeiros Militar: 400 vagas para soldado.

– Instituto-Geral de Perícias: 70 vagas para perito criminal, 54 para médico-legista e 110 para técnico em perícia.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Novo leilão de imóveis do governo gaúcho tem sete terrenos neste mês
Ministério Público pede anulação da licença para lançamento de efluentes de Capão da Canoa e Xangri-Lá no rio Tramandaí
https://www.osul.com.br/rio-grande-do-sul-tem-reducao-nos-indicadores-criminais-de-janeiro/ Rio Grande do Sul tem redução nos indicadores criminais de janeiro 2025-02-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar