Sábado, 08 de fevereiro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Variedades Trump diz que vai conversar com a Coreia do Norte e fala em desnuclearização

Compartilhe esta notícia:

Donald Trump durante coletiva de imprensa na Casa Branca, nessa sexta-feira. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende se relacionar com a Coreia do Norte para tratar de temas como o programa nuclear de Pyongyang e a cooperação militar com a Rússia. As afirmações foram feitas durante uma coletiva de imprensa nessa sexta-feira (7).

O assunto foi debatido com o primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, que viajou a Washington para se reunir com Trump. Em uma declaração conjunta, eles afirmaram que Estados Unidos e Japão trabalharão pela “desnuclearização completa”.

Trump e Ishiba demonstraram preocupação com o programa nuclear da Coreia do Norte e destacaram a necessidade de conter o aumento da cooperação militar do país com a Rússia.

O presidente norte-americano disse que pretende dialogar com a Coreia do Norte e indicou que deseja entrar em contato com o líder supremo do país, Kim Jong-un. Trump afirmou que um bom relacionamento com Kim “seria uma vantagem para todos”.

Logo após as falas, a agência de notícias norte-coreana KCNA afirmou que as armas nucleares da Coreia do Norte não foram feitas para negociações, mas para serem usadas contra “inimigos” que ameaçam o povo coreano e a paz mundial.

Kim Jong-un e Donald Trump se encontraram em 2019, quando o republicano estava em seu primeiro mandato como presidente. Na época, os dois negociaram um acordo para que a Coreia do Norte abrisse mão das armas nucleares, mas o tratado não foi fechado.

Quase seis anos depois, a Coreia do Norte avançou em seu programa nuclear e firmou uma parceria militar com a Rússia. Além disso, as tensões com a Coreia do Sul se intensificaram nos últimos meses.

Durante a gestão de Joe Biden, Coreia do Sul e Estados Unidos realizaram uma série de exercícios militares conjuntos, irritando Kim Jong-un. Como forma de retaliação, a Coreia do Norte executou vários testes com mísseis.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Variedades

Veja dicas para compra e uso do ar-condicionado que ajudam a diminuir a conta de energia
Presidente da Ucrânia diz que aceitaria acordo com Trump sobre terras raras: “Precisamos deter Putin e proteger o que temos”
https://www.osul.com.br/trump-diz-que-vai-conversar-com-a-coreia-do-norte-e-fala-em-desnuclearizacao/ Trump diz que vai conversar com a Coreia do Norte e fala em desnuclearização 2025-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar