Sábado, 08 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 7 de fevereiro de 2025
Falta pouco menos de um mês para o Oscar e o Brasil vive a expectativa de ter pela primeira vez uma atriz premiada na cerimônia. No que depender de uma votação popular aberta pela emissora oficial do Oscar, a ABC, Fernanda Torres está bem cotada para trazer o troféu pra casa por sua atuação no longa “Ainda estou aqui”.
Na enquete, que Fernanda aparece em primeiro lugar entre as artistas que disputam com ela a categoria de melhor atriz. Até o momento desta publicação, a brasileira desponta no topo da votação com 41% dos votos, deixando pra trás suas concorrentes Cynthia Erivo, de “Wicked” (34%), Demi Moore, de “A substância” (21%), Mickey Madison, de “Anora” (3%), e Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez” (2%).
A votação está aberta e pode ser feita mediante cadastro. A força dos brasileiros nas redes sociais tem sido uma tônica diante da repercussão internacional do filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles. No mês passado, após uma crítica negativa sobre o longa publicada no Le Monde, as redes do jornal francês foram invadidas por brasileiros que não perdoaram a opinião do crítico Jacques Mandelbaum. Ele classificou a atuação de Fernanda Torres como “monocórdia”. “Tô vendo que o Brasil tem mais uma página pra derrubar”, ameaçou internauta. Já outro decretou: “Pão de queijo é melhor que croissant”.
“Ainda estou aqui” conseguiu um feito inédito no Oscar. Foi o primeiro filme brasileiro indicado na categoria de melhor filme da premiação. Está, ainda, indicado nas categorias de melhor filme estrangeiro e melhor atriz (Fernanda Torres). A 97ª cerimônia de premiação do Oscar 2025 será no dia 2 de março, domingo de carnaval, a partir das 21h no horário de Brasília.
Previsões
De acordo com previsões da revista americana Entertainment Weekly, Fernanda Torres desponta como favorita ao prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2025 por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”. O longa também tem grandes chances de levar a estatueta de Melhor Filme Internacional, consolidando sua força na temporada de premiações.
A projeção da revista americana vem após uma reviravolta na corrida pelo Oscar. A atriz Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, enfrentou uma forte controvérsia nas redes sociais, impactando sua campanha na categoria de Melhor Atriz. Seus comentários polêmicos levaram internautas a resgatarem postagens antigas consideradas ofensivas, o que enfraqueceu sua candidatura.
Torres, por outro lado, conta com apoio massivo do público brasileiro e da ala internacional da Academia, o que, de acordo com a revista, pode ser decisivo na reta final da premiação. Apesar de Demi Moore, por A Substância, ainda ser uma forte concorrente, a publicação acredita que o fator surpresa pode pesar a favor da brasileira.
Além da expectativa em torno de Fernanda Torres, “Ainda Estou Aqui” também surge como favorito na categoria de Melhor Filme Internacional. O longa conseguiu espaço entre os indicados e se destaca na votação preferencial da Academia, sistema que pode favorecer títulos com forte apelo emocional e engajamento do público. (Jornal O Globo e Estadão Conteúdo)