Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2025
A secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, Marjorie Kauffmann, representando o governador Eduardo Leite, assinou nessa quarta-feira (12), em Brasília, um Termo de Adesão ao AdaptaCidades com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que garantirá capacitações para mais de 40% dos municípios gaúchos. O objetivo é apoiar as prefeituras na elaboração de planos de adaptação à mudança do clima.
Entre os Estados brasileiros, o Rio Grande do sul contará com o maior número de cidades contempladas. As regiões prioritárias foram selecionadas levando em conta a exposição a riscos climáticos, o nível de vulnerabilidade e os impactos com as secas e enchentes nos últimos dois anos.
A assinatura da adesão ocorreu durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento promovido pelo governo federal.
“A ampliação do alcance foi uma proposição do governo gaúcho para podermos ter uma abrangência maior, em um dos estados mais suscetíveis às mudanças climáticas. A estratégia proposta pelo Estado e aceita pelo MMA foi contar com o apoio de 11 associações regionais para ramificar as capacitações, chegando a 206 municípios nesta primeira fase. A adesão integra as estratégias empenhadas, por meio do Proclima2050 e do Plano Rio Grande, para tornar o Rio Grande do Sul um estado adaptado e resiliente”, afirmou Marjorie.
A ação faz parte da AdaptaCidades, uma iniciativa do Programa Cidades Verdes Resilientes coordenada pelo MMA com o apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e Cidades, que busca fortalecer as políticas de adaptação e resiliência climática, promovendo a integração e a articulação entre governos em nível nacional e local.
Com a adesão, os municípios contarão com capacitação para o planejamento em adaptação climática, informação sobre o risco municipal ou regional, orientações metodológicas e treinamentos para a construção de planos de adaptação, capacitação técnica para o fortalecimento da governança multinível e orientações sobre o acesso a investimentos e a financiamentos para ações locais de adaptação.
“O modelo proposto pelo Rio Grande do Sul pode servir de exemplo, sendo replicável em outras regiões do Brasil. A iniciativa AdaptaCidades representa uma oportunidade para fortalecer a capacidade adaptativa dos municípios do Rio Grande do Sul. Sua implementação contribuirá para a construção de territórios mais resilientes e preparados para enfrentar os desafios climáticos”, declarou Daniela Lara, coordenadora do Clima da Sema.
O Estado tem até o mês de maio para entregar o cronograma de trabalho e os termos municipais de adesão. As capacitações ocorrerão pelo período de três anos.
O ato contou com a presença dos ministros do MMA, Marina Silva, e das Cidades, Jader Barbalho. As informações são do Palácio Piratini.
Voltar Todas de Rio Grande do Sul