Quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de fevereiro de 2025
O grupo terrorista Hamas afirmou nesta quinta-feira (13) que respeitará os termos do cessar-fogo com Israel e libertará três reféns israelenses neste sábado (15), conforme o combinado.
O anúncio ocorreu após mediadores pressionarem o Hamas para que o acordo seja totalmente cumprido, garantindo que as trocas de reféns sejam retomadas nos prazos previamente acordados e que Israel cumpra o protocolo humanitário na Faixa de Gaza.
A trégua no território palestino estava “por um fio” em meio a um aumento das tensões entre Israel e Hamas. Ambos os lados se acusam de violar os termos do cessar-fogo. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ameaçou retomar o conflito caso o grupo terrorista não liberte os reféns neste sábado.
O Hamas acusou Israel de “atrasar o retorno de pessoas deslocadas ao norte de Gaza, atingindo-as com bombardeios e tiros” e de violar o acordo sobre suprimentos de ajuda humanitária.
Na terça-feira (11), o presidente dos EUA, Donald Trump, insistiu no ultimato que deu ao grupo terrorista na segunda-feira (10), quando afirmou que Gaza viraria um inferno se o Hamas não libertasse todos os reféns israelenses no próximo fim de semana.