Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 16 de fevereiro de 2025
Pela primeira vez na história, o Oriente Médio foi palco de uma etapa da elite do Circuito Mundial de Surfe
Foto: WSL/DivulgaçãoCom uma campanha impecável em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, Italo Ferreira conquistou, pela primeira vez na sua carreira, um título em uma piscina com ondas. Neste domingo (16), o campeão olímpico e mundial enfrentou o surfista indonésio Rio Waida na decisão da segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe e derrotou o adversário com um somatório alto de 17.27, combinando 8.67 e 8.60.
Com o título, o potiguar, de 30 anos, garantiu o primeiro lugar no ranking da WSL (Liga Mundial de Surfe). O Brasil mostrou mais uma vez ao mundo que é praticamente imbatível em campeonatos nas piscinas com ondas. Italo se juntou a Gabriel Medina e Filipe Toledo como os únicos brasileiros a serem campeões nesse formato.
Todas as finais desde 2018 tiveram a presença de brasileiros, que perderam apenas uma vez. Gabriel Medina e Filipinho decidiram o título em três oportunidades. Italo foi à última final e, agora, conquistou o título da estreia da etapa em Abu Dhabi. Pela primeira vez na história, o Oriente Médio foi palco de uma etapa da elite do Circuito Mundial de Surfe.
Logo nas primeiras ondas da bateria, o potiguar mostrou muita confiança. Com manobras fortes de borda e um toque de progressividade, ele começou a bateria com 8.67 para a direita e 8.60 para a esquerda.
O atleta da Indonésia havia surfado bem as suas primeiras ondas, mas não tinha conseguido chegar na casa dos 8 pontos. Depois das ondas espetaculares de Italo, Rio ainda tentou a reação, mas o título já estava destinado a ser do primeiro campeão olímpico da história.
Com o título já garantido, o potiguar ainda podia surfar duas ondas na piscina. Com uma bandeira do Brasil nos ombros, o “Brabo”, como é conhecido, comemorou muito com a torcida.
Feminino
Na categoria feminina, a atual campeã mundial não para de impressionar o mundo. Com apenas 18 anos, Caitlin Simmers derrotou a australiana Molly Picklum com uma performance espetacular.
A bateria foi muito disputada. A norte-americana abriu com uma nota 8.67 para a direita e fechou a bateria com 7.43 para a esquerda. Com um somatório total de 16.10, Caitlin garantiu o título da etapa histórica no Oriente Médio.