Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de fevereiro de 2025
Um dos médicos responsáveis pelo tratamento do papa Francisco, Sergio Alfieri informou, em coletiva de imprensa nessa sexta-feira (21), que o pontífice, de 88 anos, “mantém bom humor” mas “não está fora de perigo”, e deve continuar hospitalizado por pelo menos mais uma semana.
“Ele está fora de perigo? Não. Mas se a pergunta é ‘ele está em perigo de morte’, a resposta é ‘não’”, afirmou Alfieri. A coletiva ocorre no dia em que o líder da Igreja Católica completa uma semana internado no hospital Gemelli de Roma.
Ainda de acordo com membros da equipe médica, embora o papa tenha apresentado melhora, ficar no hospital é uma “precaução”, especialmente por conta da idade de Francisco, que tem 88 anos e, por isso, é considerado um paciente “frágil”.
“O papa sempre falou que quer que o público saiba da verdade”, afirmou um dos médicos, que também relatou que o pontífice “começou um tratamento apropriado”. Ele está internado desde a última sexta-feira (14) com um quadro de infecção respiratória. Ao longo desta semana, também foi diagnosticado com pneumonia bilateral.
Vaticano
De acordo com o jornal britânico The Sun, a Guarda Suíça, que faz a segurança do Vaticano, já estaria passando por treinamentos para um eventual funeral do papa. Segundo fontes próximas, Francisco estaria preocupado com a própria saúde, e teria admitido a assessores próximos que teme não sobreviver à doença.
Internado desde a última sexta-feira (14) no Hospital Gemelli, em Roma, o pontífice é acompanhado por uma equipe médica especializada. O Vaticano confirmou que seu quadro respiratório é “complexo” e exige cuidados intensivos. Fiéis têm se reunido ao redor do hospital para orar pela saúde do papa.