Sábado, 22 de fevereiro de 2025
Por Redação O Sul | 21 de fevereiro de 2025
Lula declarou ainda que Bolsonaro e seus familiares "só sabem mentir".
Foto: Tomaz Silva/Agência BrasilO presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (21) que quem quiser disputar as eleições presidenciais em 2026 contra ele vai ter que “ir pra rua” e enfrentá-lo na busca por eleitores. O petista participou da assinatura de concessão de um Terminal do Porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
O evento, no entanto, ganhou cores de ato de campanha com o discurso de Lula, no qual ele também atacou o ex-presidente Jair Bolsonaro – a quem chamou de “aloprado” – e afirmou ter “obsessão” por alimento barato.
“A partir de agora, quem quiser disputar comigo tem que ir pra rua, tem que me enfrentar na rua, na porta de fábrica, na porta do estaleiro, na porta da Petrobras, do Banco da Brasil, na rua, conversando com o povo, porque é para isso que eu fui eleito, para melhorar a vida do povo brasileiro”, disse.
Lula comentou a queda que sofreu no banheiro em outubro de 2024, quando bateu a cabeça e ficou impedido de fazer viagens por alguns meses.
Ele disse que, após procedimentos e uma série de exames, está “melhor aos 79” do que estava quando tinha 50 anos de idade.
Sem mencionar a queda na popularidade, Lula afirmou também que trabalhará para aumentar “salários” e a qualidade de vida dos trabalhadores.
“Vou trabalhar para provar que um metalúrgico, sem diploma universitário, pode não ter entendimento dos livros que lê, mas ninguém entende a alma do trabalhador e da trabalhadora como eu, porque eu nasci no meio de vocês, me criei no meio de vocês e vivo entre vocês”, disse.
Também em tom de campanha, Lula fez uma série de ataques ao ex-presidente Jair Bolsonaro – denunciado pela Procuradoria-Geral da República por tentativa de golpe. O petista, no entanto, não citou diretamente o nome do adversário político.
O presidente disse que o antecessor, quando governou o País, foi responsável por milhares de mortes registradas na pandemia da Covid-19, em razão do discurso negacionista e de ataque às vacinas contra o coronavírus.
Lula declarou ainda que Bolsonaro e seus familiares “só sabem mentir” e afirmou que o político do PL é um “aloprado”.
“Ontem, eu fui fazer um check-up, cinco horas e meia dentro do hospital, fiz tudo que um ser humano tem que fazer, exame da cabeça, do coração, tudo. E, quando eu terminei os exames, às 23h30, os médicos falaram: ‘Lulinha, você tem 70 com saúde de 30 e com vontade política de 20”, disse.
“Se alguém pensava como o aloprado, que fez um plano para me matar, se alguém pensava que eu ia parar de fazer política por causa da cabeça, se prepare, porque o Lulinha tá melhor aos 79 do que aos 50”, completou.
O plano ao qual Lula se referiu no discurso é o chamado “Punhal Verde e Amarelo”, uma trama para matar autoridades elaborada por militares das Forças Especiais do Exército, com apoio do general Walter Souza Braga Netto – candidato a vice na chapa do PL em 2022. Segundo a PGR, o planejamento teve a concordância de Bolsonaro e a autorização do ex-presidente.
Criticado por adversários pela inflação dos alimentos – e as recentes altas nos preços do ovo, da carne e do café –, o petista afirmou ter “obsessão” por alimento barato.
“A gente quer comer carne, quem gosta, frango, quem gosta, peixe… Por isso eu tenho obsessão de fazer o alimento barato para que vocês possam comprar”, disse Lula.
Ele também comentou as mudanças no mercado de trabalho e disse que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) tirou o povo da “escravidão”.
“Muita gente hoje não dá valor à CLT, mas a CLT tirou o povo brasileiro da escravidão. Não tinha jornada de trabalho, não tinha férias, a semana era direto e as crianças trabalhavam a partir de 10 anos de idade”, disse Lula.
“Temos que levar em conta, uma coisa importante, nem todo mundo quer assinar carteira. Tem gente que quer ser empreendedor. Papel do Estado é ajudar essas pessoas a terem direitos. É bom trabalhar livre, mas quando tem uma desgraça essas pessoas não tem proteção, e nós precisamos garantir proteção”, concluiu o presidente. As informações são do portal de notícias g1.