Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
26°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula demite Nísia Trindade e nomeia Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde

Compartilhe esta notícia:

O novo ministro tem 53 anos, foi eleito deputado federal pelo PT em São Paulo e é médico.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O novo ministro tem 53 anos, foi eleito deputado federal pelo PT em São Paulo e é médico. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demitiu na tarde desta terça-feira (25), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, deflagrando a reforma no primeiro escalão do governo. No lugar de Nísia entrará o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Com o deslocamento de Padilha, que cuidava da articulação política do governo, Lula abre espaço para uma nova troca justamente na área que trata da relação com o Congresso. Padilha foi alvo de ataques de parte de deputados e chegou a ter embates com o ex-presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL).

Na manhã desta terça, Nísia assinou os últimos atos como ministra numa solenidade no Planalto com a presença de Lula. Ela assinou portarias referentes à produção de vacinas em cerimônia marcada por constrangimento. Nísia fez um longo discurso, em tom de despedida, e cumprimentou vários integrantes de sua equipe.

No fim da solenidade, realizada no Salão Leste do Palácio do Planalto, um repórter perguntou: “Presidente, o senhor vai fazer mudanças no Ministério?.” Lula se surpreendeu com o questionamento, houve silêncio no Salão Leste, mas ele não respondeu.

No cargo desde o início do governo, Nísia vinha enfrentando pressões para imprimir um viés mais político à pasta e concretizar entregas consideradas prioritárias por Lula.

Lula se reuniu com Nísia nesta tarde e depois se encontrou com Padilha. Lula já demonstrou incômodo com o andamento do programa Mais Acesso a Especialistas na gestão Nísia. A iniciativa foi lançada para ampliar a oferta de consultas e exames especializados no SUS.

No Planalto, há o entendimento de que o programa poderia se tornar uma marca do terceiro mandato de Lula, que enfrenta atualmente uma queda na popularidade.

Desde o início do ano, as cobranças se intensificaram em diversas reuniões fechadas entre a ministra e o presidente, no Palácio do Planalto.

O entorno de Nísia chegou a reclamar do “abandono” das mulheres do governo e do PT na defesa de sua permanência à frente da pasta. Primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde, Nísia foi anunciada por Lula ainda na transição de governo, em dezembro de 2022. Anteriormente, ela havia presidido a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Na instituição, Nísia coordenou as ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Brasil, além de criar o “Observatório Covid-19”, uma iniciativa com o objetivo de monitorar e divulgar informações e notícias sobre a pandemia e seus impactos no País.

O novo ministro tem 53 anos, foi eleito deputado federal pelo PT em São Paulo e é médico. Ele já foi ministro da Saúde na gestão de Dilma Rousseff. Com informações dos portais de notícias CNN Brasil e Estadão Conteúdo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Governador de São Paulo diz que denúncia contra Bolsonaro por tentativa de golpe “não faz sentido”
Bolsonaro não via diplomação de Lula como empecilho para golpe, diz general
https://www.osul.com.br/lula-demite-nisia-trindade-do-ministerio-da-saude-e-nomeia-alexandre-padilha/ Lula demite Nísia Trindade e nomeia Alexandre Padilha para o Ministério da Saúde 2025-02-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar