Quarta-feira, 27 de novembro de 2024
Por Redação O Sul | 28 de janeiro de 2016
O presidente iraniano Hassan Rohani afirmou nesta quarta-feira, em Roma (Itália), que não pediu para que as estátuas nuas que decoram o Capitólio, sede da prefeitura da capital italiana, permanecessem cobertas, como afirma a imprensa local. “É um assunto dos jornalistas”, disse, com um sorriso irônico, durante uma entrevista coletiva em um hotel.
A estátua de mármore da Vênus Capitolina, uma mulher nua, uma obra do século II antes de Cristo, está entre as obras de arte que foram tapadas na segunda-feira em Roma durante a visita do presidente do Irã, o que provocou uma intensa polêmica. “Não tivemos contatos sobre o tema com as autoridades italianas”, disse. “Eu sei que os italianos são muito hospitaleiros, um povo que faz com que a estadia de seus hóspedes seja o mais agradável possível e eu os agradeço por isto”, completou.
Vários jornais italianos, que citam fontes oficiais, afirmam que as estátuas foram cobertas com placas a pedido da delegação iraniana. As fontes teriam afirmado que o pedido foi aceito “por respeito à cultura e à sensibilidade iraniana”. O governo italiano também aceitou o pedido dos iranianos para que bebidas alcoólicas não fossem servidas no jantar.