Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 28 de janeiro de 2016
O papa Francisco recebeu o ator norte-americano Leonardo Di Caprio nesta quinta-feira (28). O Vaticano não fez nenhum comentário oficial sobre o encontro, mas os dois são conhecidos por defender causas ambientais e lutar contra o aquecimento global.
O encontro foi solicitado pelo ator após sua participação no Fórum Econômico Mundial ocorrido em Davos na semana passada. A audiência privada foi anunciada nesta manhã, de surpresa, pela Santa Sé e tinha previsão de duração de 15 minutos.
O astro queria debater com o Pontífice temas ligados ao meio-ambiente por causa da encíclica publicada por Jorge Mario Bergoglio, a “Laudato Sì” (“Louvado Seja”), que discorre sobre os problemas da natureza e o efeito que eles têm sobre a sociedade – especialmente sobre os mais pobres.
Francisco constantemente lembra dos problemas ambientais em seus discursos e homilias e cobra uma mudança de postura em relação à natureza tanto dos cristãos bem como das autoridades mundiais.
Já Di Caprio tem uma instituição que leva seu nome e faz doações milionárias para fundações como a Amazon Watch, Save The Elephants e a WWF constantemente.
Além disso, o ator já discursou na Cúpula sobre o Clima das Nações Unidas em 2014 e cobrou as autoridades para fazerem mais para diminuir a temperatura do planeta e evitar eventos climáticos catastróficos. Desde esse ano, o ator tornou-se “mensageiro da paz” da ONU na questão dos problemas ambientais.
Nas últimas semanas, o Pontífice vem recebendo personalidades mundiais conhecidas pela sua atuação ambiental. Ele recebeu o CEO da Apple, Tim Cook, e o presidente-executivo da Alphabet – a empresa responsável pelo Google – Eric Schmidt. Assim como ocorreu com DiCaprio, a pauta da conversa não foi divulgada, mas acredita-se que o meio-ambiente tenha sido o assunto principal. (AD)