Quinta-feira, 24 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 18 de março de 2025
O Monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, segue como o destino mais procurado do Brasil entre os turistas internacionais nos sites de busca da internet. Em 2025, a Cidade Maravilhosa já é o destino principal reservado.
O Rio de Janeiro também segue à frente no ranking dos dez atrativos brasileiros mais buscados na internet, tendo o Cristo Redentor como o primeiro da lista, com mais de 175 mil consultas em um ano. Os dados constam da edição da revista Tendências do Turismo 2025, produzida pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e pelo Ministério do Turismo.
O Cristo Redentor ganha ainda mais destaque com o lançamento da campanha da Embratur “Rio, Cidade Abençoada”, feito durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) na quarta-feira, 12. O objetivo é promover a capital fluminense no mercado europeu, destacando seu potencial para o turismo religioso e esportivo.
A estátua tem 30 metros (98 pés) de altura e pesa 635 toneladas. A construção durou de 1922 a 1931, embora o conceito do monumento tenha surgido pela primeira vez na década de 1850. Ele tem para-raios nos braços, na cabeça e nas mãos – em média, é atingido por raios 12 vezes a cada verão.
Em ranking feito com dados da plataforma Similarweb, que mede o tráfego na internet, se destacam o Cristo e o Pão de Açúcar, ambos no Rio. Aparecem ainda, entre as atrações o Estádio do Maracanã, o Parque Lage e o Museu do Amanhã.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o mundo identifica o Brasil quando vê o Cristo Redentor, o que explicaria o resultado. “O Rio de Janeiro é o grande cartão-postal e a porta de entrada do país. Mas a maior riqueza de nossa cidade não se traduz em imagens, é a nossa capacidade de acolher com alegria todos os povos do mundo, independentemente do credo, da cor da pele, da região do planeta. É esse o Rio que vamos mostrar para o mundo”, afirmou.
Veja a lista completa:
Cristo Redentor – RJ com 175,7 mil buscas;
Cataratas do Iguaçu – PR, com 50 mil buscas;
Pão de Açúcar – RJ, com 43,9 mil buscas;
Lençóis Maranhenses – MA, com 12,3 mil buscas
Maracanã – RJ, com 12 mil buscas;
Chapada Diamantina – BA, com 11,5 mil buscas;
Parque Lage – RJ, com 6,9 mil buscas;
Museu do Amanhã – RJ, com 6,3 mil buscas
Pelourinho – BA, com 5,9 mil buscas;
Avenida Paulista – SP, com 5 mil buscas. As informações são dos portais O Globo e Tribuna de Minas.