Domingo, 06 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 5 de abril de 2025
A medida inclui alíquotas de 10% sobre todas as importações de produtos do Brasil feitas por empresas dos EUA
Foto: Reprodução/YouTubeAs tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump contra países que possuem relações comerciais com os Estados Unidos entraram em vigor neste sábado (5).
A medida inclui alíquotas de 10% sobre todas as importações de produtos do Brasil feitas por empresas dos EUA. Ao todo, o “tarifaço” de Trump atinge mais de 180 países e regiões, incluindo a União Europeia (20%), China (34%), Coreia do Sul (25%) e Japão (24%).
O anúncio foi feito pelo republicano na última quarta-feira (2), com o discurso de que os EUA ficariam “livres” de produtos estrangeiros. “É a nossa declaração de independência econômica”, afirmou o presidente.
Trump utiliza as taxas como uma tentativa de incentivar a indústria nacional, por meio do aumento da produção e do consumo de itens locais. A ideia é que, ao priorizar produtos fabricados nos EUA, o país gere mais emprego e fortaleça a economia, embora analistas enxerguem justamente o movimento contrário.
O líder norte-americano também vê a estratégia como uma forma de negociar pautas de interesse dos EUA, como o aumento da segurança nas fronteiras.
Especialistas destacam que a aplicação de tarifas tem potencial inflacionário, já que o custo mais alto de importação deverá encarecer a produção pelas empresas nos EUA. Consequentemente, os produtos e serviços tendem a subir para o consumidor final, pressionando o índice de preços do país.