Domingo, 13 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Rolê da Vacina reforça mobilização nas escolas para ampliar imunização de crianças e adolescentes em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

A iniciativa leva as equipes de saúde até as escolas, facilitando o acesso à vacinação e promovendo a conscientização sobre a importância da imunização

Foto: Cesar Lopes/PMPA
Iniciativa leva as equipes de saúde até as escolas, facilitando o acesso à vacinação e promovendo a conscientização. (Foto: Cesar Lopes/PMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde promove a partir deste mês uma nova fase do Rolê da Vacina, programa criado durante a pandemia e retomado em 2023, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes em Porto Alegre. A iniciativa leva as equipes de saúde até as escolas, facilitando o acesso à vacinação e promovendo a conscientização sobre a importância da imunização.

Neste ano, o Rolê da Vacina se articula à Estratégia de Vacinação nas Escolas 2025, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Programa Saúde na Escola, com a meta de imunizar 90% dos estudantes da educação básica. A mobilização vai até 31 de maio, com a semana de intensificação da vacinação ocorrendo entre 14 e 30 de abril.

“A proposta do Rolê da Vacina é ir além da simples aplicação das vacinas: é também um momento de educação em saúde, proximidade com a comunidade escolar e incentivo à proteção coletiva”, explica o responsável técnico de enfermagem da Atenção Primária à Saúde, Leonardo Rodrigues.

Estratégias por período

Em abril o foco será nas escolas de educação infantil, com a aplicação das vacinas Tríplice Viral, Pentavalente ou DTP e Influenza para crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Trabalhadores da educação também serão vacinados com Tríplice Viral, dTpa e Influenza. A vacinação deve ocorrer, preferencialmente, no início ou final dos turnos escolares, facilitando a presença dos responsáveis.

Já em maio, a prioridade será nas escolas de ensino fundamental e médio, com a oferta das vacinas Influenza, Tríplice Viral, ACWY e HPV para alunos dos grupos prioritários. Professores e demais trabalhadores da educação também continuam sendo contemplados.

Além disso, uma estratégia específica será realizada para o resgate de adolescentes não vacinados contra o HPV, com aplicação de dose única para jovens de 15 a 19 anos que nunca receberam o imunizante — de maio a julho. A vacina está disponível, ainda, nas unidades de saúde para meninas e meninos de 9 a 14 anos.

Como funciona

As unidades de saúde entram em contato com as escolas da sua área de abrangência, verificam a situação vacinal dos alunos por meio dos sistemas oficiais (e-SUS, SI-PNI Web e Novo SI-PNI) e organizam o cronograma de visitas.

Para crianças menores de 9 anos, a vacinação injetável exige a presença dos responsáveis. Alunos entre 9 e 11 anos podem ser vacinados com autorização por escrito, e, a partir dos 12 anos, a vacinação pode ocorrer sem autorização prévia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Porto Alegre tem mais de 3,8 mil casos confirmados de dengue em 2025
Supremo afasta exigência de profissional de educação física em tempo integral em atividades recreativas do Rio Grande do Sul
https://www.osul.com.br/role-da-vacina-reforca-mobilizacao-nas-escolas-para-ampliar-imunizacao-de-criancas-e-adolescentes-em-porto-alegre/ Rolê da Vacina reforça mobilização nas escolas para ampliar imunização de crianças e adolescentes em Porto Alegre 2025-04-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar