Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Gastronomia Meu Trabalho capacita e transforma a vida de mães solo em Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Parceria entre a Sulgás e a Fundação O Pão dos Pobres é renovada e curso terá nova edição em 2025 através do Pró-Social RS

Foto: Edith Auler/Divulgação

Com um olhar acolhedor e comprometido com a responsabilidade social, a Sulgás, por meio do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social – Pró-Social RS – uniu forças com a Fundação O Pão dos Pobres para criar o projeto Gastronomia Meu Trabalho.

A iniciativa, que nasceu em 2022, busca oportunizar qualificação profissional em gastronomia para mulheres a partir dos 14 anos atendendo mães solo em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições estão abertas até dia 22 de abril de 2025. “Esse projeto é uma oportunidade real de transformação de vida. Muitas dessas mulheres chegam aqui sem perspectiva e saem com uma profissão, autoestima elevada e novas possibilidades para o futuro. E a Sulgás demonstra um compromisso exemplar com a responsabilidade social ao investir no Gastronomia Meu Trabalho. Através dessa iniciativa, a empresa não apenas qualifica, mas também promove a inclusão, a autonomia financeira e a dignidade de mães solo”, destaca Lise Botelho, coordenadora de capacitação da Fundação O Pão dos Pobres.

Entre as mães solo, também estão as estrangeiras de países como Venezuela e Haiti, que igualmente vem sendo atendidas pelo projeto. No total, serão investidos nos três anos de atuação do Gastronomia Meu Trabalho um total de R$ 1,1 milhões.

O curso, realizado dentro das instalações da Fundação, tem foco em preparar as alunas para atuarem como microempreendedoras ou auxiliares de cozinha em empresas do ramo. Além da qualificação gratuita, as participantes recebem vale-transporte, cesta básica e acompanhamento psicossocial com psicólogos e assistentes sociais dedicadas exclusivamente ao programa. Ao final do curso, todas recebem certificação e apoio para inserção no mercado de trabalho.

Como funciona a formação

A formação é dividida em cinco módulos, com destaque para panificação, confeitaria, elaboração de tortas, bolos e biscoitos decorados, risoto e lanches rápidos. A primeira turma aconteceu em março de 2023, com duas turmas de 15 alunas cada, e foi um sucesso. Em 2024, o número de turmas dobrou, totalizando 60 participantes de todas as idades. Em 2025, a meta é manter a capacidade de 60 alunas. A seleção será realizada por meio de edital. E o processo inclui entrevista com uma equipe técnica.

Serviço

Gastronomia Meu Trabalho – Atividade por meio do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social – Pró-Social RS. Parceria Fundação O Pão dos Pobres e Sulgás. Inscrições abertas até dia 22 de abril de 2025. Aulas iniciam em maio. Informações para as inscrições pelas redes sociais https://www.instagram.com/fundacaopaodospobres/ ou pelo site www.paodospobres.org.br.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Katy Perry vai ao espaço só com mulheres em foguete da empresa de Jeff Bezos
Brunch de Páscoa com menu exclusivo ocorre em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/gastronomia-meu-trabalho-capacita-e-transforma-a-vida-de-maes-solo-em-porto-alegre/ Gastronomia Meu Trabalho capacita e transforma a vida de mães solo em Porto Alegre 2025-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar