Quarta-feira, 16 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump diz que os Estados Unidos vão deportar o máximo possível de imigrantes

Compartilhe esta notícia:

Trump também afirmou que os Estados Unidos estariam dispostos a ajudar a construir novas prisões em El Salvador. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nessa segunda-feira (14) durante reunião na Casa Branca com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, que os Estados Unidos planejam deportar o maior número de imigrantes irregulares possível.

Trump também afirmou que os Estados Unidos estariam dispostos a ajudar a construir novas prisões em El Salvador. Nas últimas semanas, o país latino-americano tem recebido centenas de supostos integrantes de gangues em uma megaprisão.

“Você pode construir mais alguns (presídios), por favor? O máximo que pudermos tirar do nosso país, aqueles que o incompetente Joe Biden permitiu que entrassem aqui, através das fronteiras abertas. Temos milhões de pessoas que não deveriam estar neste país e que são perigosas — temos milhões de pessoas que são assassinas, traficantes de drogas”, disse.

No domingo (13), o secretário de Estados dos EUA, Marco Rubio, disse que “mais 10 criminosos das organizações terroristas estrangeiras MS-13 e Tren de Aragua chegaram a El Salvador”.

O governo Trump deportou centenas de migrantes que afirma serem membros de gangues, mas se recusou a revelar suas identidades ou as provas contra eles, desencadeando protestos e ações judiciais das famílias dos migrantes e de críticos que dizem que o governo está desrespeitando as liberdades civis.

Duas autoridades dos EUA disseram à CNN na semana passada que o governo estava se preparando para enviar mais imigrantes com antecedentes criminais para a notória megaprisão de El Salvador, logo após uma ordem da Suprema Corte permitir o uso, por enquanto, de uma ampla autoridade de guerra para deportações.

O republicano recebeu Bukele na Casa Branca com um aperto de mão e um sorriso no rosto, e rasgou elogios para ele, chamando-o de um “baita presidente”.

Trump afirmou que deseja “deportar” cidadãos naturalizados e nascidos nos EUA. O presidente, no entanto, disse que só vai dar andamento ao projeto caso a equipe do governo determinar que a medida é legal.

“Sempre temos que obedecer às leis, mas também temos criminosos locais que empurram pessoas para dentro de metrôs, que batem na nuca de senhoras idosas com um taco de beisebol quando elas não estão olhando, que são monstros absolutos”, disse Trump.

O presidente dos Estados Unidos disse ainda que o país pode financiar e colaborar com a construção de novos megapresídios em El Salvador. Enquanto isso, Bukele afirmou que está aberto a receber prisioneiros norte-americanos.

Mais tarde, a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou que a proposta estava sendo discutida, dizendo que Trump havia “simplesmente apresentado” a ideia.

Ao fim do encontro, Bukele usou uma rede social para postar uma foto ao lado de Trump. Na legenda, o presidente salvadorenho escreveu “amigos”.

Bukele se tornou um aliado na investida de Trump contra imigrantes ilegais nos EUA. O pequeno país da América Central vem recebendo os estrangeiros deportados que os norte-americanos afirmam ser criminosos, enviando-os à megaprisão de segurança máxima para terroristas, em El Salvador.

Desde março, El Salvador aceitou mais de 200 imigrantes venezuelanos enviados pelos EUA — que, segundo autoridades da administração Trump, estariam envolvidos com gangues e crimes violentos. Os detentos foram colocados na prisão localizada nos arredores da capital, San Salvador.

Durante o encontro no Salão Oval, Trump renovou elogios que já havia feito a Bukele no dia anterior. Afirmou que ele está fazendo um “trabalho fantástico” e se disse “honrado” em recebê-lo. Segundo a programação divulgada antes do encontro, eles almoçariam juntos.

“Você está sendo incrível para o seu país, e gostamos de trabalhar com você, porque você quer parar o crime, assim como nós. Quero dizer ao povo de El Salvador: eles têm um baita presidente! Quero agradecê-lo pelo grande trabalho que você vem fazendo. Muito obrigado”, afirmou Trump no começo da reunião.

Trump completou dizendo que os dois têm uma “grande relação” e comentou a aparência de Bukele. “Conheço-o desde que ele era jovem. Olhei para ele [em 2019] e parecia um adolescente. Ele cresceu bem nos últimos cinco anos.”

Após receber os elogios, com um largo sorriso, Bukele disse que era “uma honra estar no Salão Oval” e que estava “muito feliz”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em meio a protesto, Donald Trump recebe na Casa Branca o presidente de El Salvador
China rebate governo Trump e diz que países da América Latina “não são quintal de ninguém”
https://www.osul.com.br/trump-diz-que-os-estados-unidos-vao-deportar-o-maximo-de-imigrantes-possivel/ Trump diz que os Estados Unidos vão deportar o máximo possível de imigrantes 2025-04-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar