Quarta-feira, 23 de abril de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo FMI alerta para impacto de tarifas e Trump mostra sinais de recuo

Compartilhe esta notícia:

Fundo prevê crescimento global menor diante das taxas de Trump e destaca desaceleração em cadeias de produção e pressão nos preços.

Foto: Reprodução
Fundo prevê crescimento global menor diante das taxas de Trump e destaca desaceleração em cadeias de produção e pressão nos preços. (Foto: Reprodução)

Citando diretamente o “tarifaço” de Donald Trump, o Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu as previsões de crescimento econômico global para 2025. Diante de toda a repercussão negativa, o presidente americano apresentou os primeiros sinais de recuo na guerra comercial e afirmou que não vai pegar pesado com a China.

O FMI destacou que a incerteza gerada pela escalada nas tensões comerciais terá um impacto significativo na atividade econômica global. Um dos pontos mais afetados será a cadeia de produção, o que pode provocar uma redução na oferta de produtos pelo globo.

O economista-chefe do Fundo, Pierre-Olivier Gourinchas, afirmou que as tarifas forçaram negócios a pausar investimentos e compras, já indicando uma desaceleração em algumas atividades. “E isso é um choque negativo na demanda e vai gerar pressão nos preços. E, além disso, temos o fato de que existem cadeias de suprimentos incrivelmente complexas que foram construídas ao longo de anos”, complementa.

A nova previsão do FMI é de um crescimento econômico global de 2,8%, o que representa um corte de meio ponto percentual na comparação com as estimativas anteriores.

O fundo também prevê um crescimento menor para os Estados Unidos. Segundo o FMI, a economia americana deve crescer 1,8% neste ano, acompanhada de inflação persistente e de maior possibilidade de retração no consumo.

“Nós estamos dizendo que o risco de uma recessão acontecer nos EUA aumentou. De acordo com nossos cálculos, esse risco subiu de cerca de 25% em outubro para algo em torno de quase 40% agora.”, disse Gourinchas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Bolsonaro participa de live dentro da UTI do hospital para fazer propaganda de capacete
Bolsonaro tem título honorário rejeitado em Pernambuco, mas Michelle ganha comenda em Goiás
https://www.osul.com.br/fmi-alerta-para-impacto-de-tarifas-e-trump-mostra-sinais-de-recuo/ FMI alerta para impacto de tarifas e Trump mostra sinais de recuo 2025-04-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar