Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 23 de abril de 2025
Cantora de samba Glau Barros
Foto: DivulgaçãoEvento alusivo aos 10 anos do Espaço Livre Biguá, a 4ª edição do Enculpote (Encontro de Cultura e Teatro Popular de Guaíba) oferece novas atrações gratuitas à população no último final de semana deste mês.
O Grupo Piá, trupe de educadores brincantes da Faced/UFRGS coordenados pela pianista Dulcimarta Lino, participa desta edição do evento com duas atividades. Nesta sexta-feira (25), a trupe encontra a sambista Glau Barros em um espetáculo que exalta a voz da mulher negra gaúcha no samba em sua feminilidade, força e poética.
O show, com direção de Dulcimarta Lino, coloca em roda os saberes ancestrais das africanidades brasileiras contra-coloniais. No repertório: Pâmela Amaro, Mestre Paraquedas, Lupicinio Rodrigues, Oliveira Silveira, Zilah Machado e composições do Grupo Piá.
Além do show, o Grupo irá ministrar a Oficina “Pretitudes Sônicas na Escola Pública”, voltada aos professores que desejam colocar a música em estado de encontro na metodologia das Rodas Poéticas com pretitudes sônicas das africanidades brasileiras. Destaque para as músicas afro-gaúchas e suas protagonistas mulheres.
No sábado (26), o Ponto de Cultura Áfricanamente, de Porto Alegre, realiza uma vivência de Capoeira Angola na sede do Biguá.
Serviço
O que: Show musical “Piá encontra Glau Barros”
Quando: 25 de abril, às 10h30min
Onde: Instituto Estadual Moura e Cunha, Avenida Vasco Alves Pereira, 830, Guaíba
O que: Oficina “Pretitudes Sônicas na Educação Básica’”
Quando: 25 de abril, às 14h
Onde: EMEI Santa Isabel, rua Estância Velha, 742, Guaíba
O que: Vivência de Capoeira Angola com o Ponto de Cultura Áfricanamente
Quando: 26 de abril, às 15h
Voltar Todas de Dicas de O Sul