Quinta-feira, 24 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Após operação da Polícia Federal no INSS, governo suspende descontos de aposentados

Compartilhe esta notícia:

PF fez operação contra entidades que deduziram R$ 6,3 bilhões de benefícios. (Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou ter suspendido todos os acordos para desconto de mensalidades de sindicatos em aposentadorias e pensões do INSS. A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) fizeram, nessa quarta-feira (23), uma operação para combater um esquema nacional de descontos associativos não autorizados feitos por sindicatos em aposentadorias e pensões.

As entidades cobraram de aposentados e pensionistas R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, segundo a PF e a CGU. O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi exonerado do cargo. Ele foi alvo de buscas no gabinete e em sua residência.

“A administração por cautela vai suspender, vai dar um freio de arrumação, e examinar o quadro para regularizar o desconto”, disse o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.

O ministro ressaltou que existe a possibilidade de ainda haver desconto no mês que vem, porque a folha ainda está rodando, mas o dinheiro não será repassado.

“Estamos suspendendo, e a CGU vai ajudar para garantir que isso seja feito, a suspensão dos acordos de cooperação técnica, para dar um freio de arrumação e organizar esse sistema”, disse o ministro da CGU, Vinícius Carvalho.

Os aposentados e pensionistas do INSS que tiverem desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contra-cheque) podem pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo ou site Meu INSS.

O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio.

O primeiro passo é acessar o Meu INSS com login e senha. Depois, na página inicial, selecione “Novo pedido”. No campo de busca (onde tem a lupa) escreva “Excluir mensalidade”.

Vão aparecer opções: selecione “Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício”. Clique em “Atualizar” para conferir e atualizar seus dados, se necessário.

Após atualizar os dados, selecione “Avançar”. Leia as instruções e escolha “Avançar”. Informe os dados solicitados e clique em “Avançar”. Anexe os documentos (se for necessário) e vá em “Avançar”. Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha “Avançar”.

Para chegar ao fim do processo, confira os dados informados no requerimento. Clique em “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar’:

Caso o aposentado ou pensionista queira o estorno de descontos indevidos em seus benefícios realizados por entidades associativas, ele pode entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Desconto criminoso de aposentados do INSS: assinatura de analfabetos e idosos com doenças incapacitantes foram fraudadas
Como descobrir desconto indevido no INSS? Como cancelar e reaver o dinheiro? Saiba como se prevenir de fraudes
https://www.osul.com.br/governo-suspende-descontos-de-aposentados-apos-operacao-da-policia-federal-no-inss/ Após operação da Polícia Federal no INSS, governo suspende descontos de aposentados 2025-04-23
Deixe seu comentário
Pode te interessar