Sexta-feira, 25 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Educação Ministro da Educação convoca reunião para discutir a qualidade da internet nas escolas

Compartilhe esta notícia:

O MEC admite que usa várias fontes de informação para medir a velocidade da internet disponível nas escolas. (Foto: Luis Fortes/MEC)

O ministro da Educação, Camilo Santana, convocou uma reunião para discutir como assegurar a qualidade da internet nas escolas. Camilo afirmou que o governo quer “dados reais” sobre a questão.

“Decidi agora à tarde fazer uma reunião, chamar a equipe para a gente ver de que forma a gente pode aperfeiçoar”, disse Camilo. “Mas não há a menor intenção do governo de alterar qualquer dado. Ao contrário, queremos dados reais, transparência, para que a gente possa melhorar a educação nas escolas públicas brasileiras.”

Durante agenda na quarta-feira à tarde, o ministro destacou que a internet das escolas deve ser suficiente para que os estudantes possam utilizar. “Esse é um programa importante para o ministério, para o País, para as escolas, garantir que as escolas públicas brasileiras tenham conectividade. Não só internet para o diretor da escola, mas para os professores, para os alunos”, disse.

O ministro afirmou ainda que a pasta está focada em garantir a formação de professores na área digital. Sobre a disparidade dos dados, Camilo argumentou ainda que o MEC leva em conta as informações oferecidas pelas escolas.

O MEC admite que usa várias fontes de informação para medir a velocidade da internet disponível nas escolas. Em nota, diz que o programa é um “esforço do governo federal” em parceria com os sistemas de ensino estaduais e municipais, com o setor privado e o terceiro setor para universalizar “conectividade significativa com fins pedagógicos para todas as escolas públicas do País até 2026”.

Segundo o MEC, parte das escolas já tinha internet, mas as políticas implantadas até então não asseguravam conectividade para uso pedagógico. O Medidor Escolas Conectadas, diz, é “uma das principais fontes de dados de velocidade usadas para as escolas já conectadas”. Mas há questões técnicas que podem limitar a medição da conexão adequada por meio desse software. “A maioria das escolas faz a instalação do medidor no computador. A coleta de dados depende, portanto, dessa instalação proativa por parte dos gestores escolares. Um desafio constante são as taxas de desinstalação do software ao longo do ano, em função de diversos fatores (trocas de equipamentos, entre outros)”. Por conta desse problema, o MEC sustenta que é preciso complementar as fontes de medição.

Entre as fontes de informação, estão a velocidade declarada pelas secretarias; a velocidade informada pelas escolas ao MEC; a velocidade informada pelo Ministério das Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), no âmbito do Programa Aprender Conectado, e ainda a velocidade registrada no Programa Banda Larga nas Escolas.

A pasta admite ainda que a garantia da conexão de internet nas escolas enfrenta também problemas estruturais como falta de energia elétrica e deficiências da infraestrutura de telecomunicação. Por isso, o governo criou em dezembro uma nova forma de avaliar a conectividade nas escolas: o Indicador Escolas Conectadas. Desde então, as escolas vêm sendo classificadas com notas que variam e 1 a 5, sendo só as que obtêm 4 e 5 consideradas adequadas. O resultado dessa nova avaliação não chegou a ser divulgado.

Sobre a escola Irmã Maria Regina, o MEC disse que os dados foram informados pelo gestor da unidade. A Secretaria da Educação do Distrito Federal não se manifestou.

No início de abril, uma representante do MEC citou o indicador em um seminário em Brasília. Ela admitiu que, pelo novo critério, haveria 52,8% de escolas no País cumprindo três critérios: energia elétrica adequada, velocidade de conexão adequada e distribuição de sinal wi-fi adequado. Ainda assim, o indicador acaba utilizando dados de velocidade de conexão infladas por conta de o MEC adotar “fontes múltiplas” de medição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Educação

Ministério da Educação prorroga até maio o prazo para a regulação da EAD no ensino superior no Brasil
https://www.osul.com.br/ministro-da-educacao-convoca-reuniao-para-discutir-a-qualidade-da-internet-nas-escolas/ Ministro da Educação convoca reunião para discutir a qualidade da internet nas escolas 2025-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar