Sábado, 26 de abril de 2025
Por Flavio Pereira | 25 de abril de 2025
Evento reuniu representantes das Guardas Municipais de Porto Alegre, e de diversos municípios gaúchos.
Foto: DivulgaçãoO Projeto de Lei (PL 131/2025), que busca promover mais autonomia e segurança para os agentes das Guardas Municipais, foi tema de debate na Câmara de Porto Alegre. A proposta, de autoria da vereadora Mariana Lescano (PP), prevê a ampliação das atribuições da Guarda Municipal, permitindo sua atuação como polícia municipal. Segundo a vereadora, o projeto tem como base a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu o poder de polícia das guardas municipais em todo o país. O encontro contou com a presença de agentes de diversas cidades interessados em discutir o conteúdo da proposta.
Entre os participantes da mesa que coordenou os debates estavam o vereador Alexandre Bortoluz (PP/Caxias do Sul), apoiador do projeto; o advogado Wilson Cicognani, da Fenaguardas; o presidente do Sindguardas, Robson Camargo; Robson Ferraz, da AGEMURS; o secretário adjunto de Segurança Pública de São Leopoldo, João Ailton; o comandante José Joceli da Rosa Moraes; e o comandante Nascimento.
Homenagem à Guarda Municipal de Viamão
Na ocasião, a vereadora Mariana Lescano homenageou a Guarda Municipal de Viamão, representada pelo comandante José Joceli Moraes e sua equipe, juntamente com o comandante Nascimento, da Guarda Municipal de Porto Alegre. A homenagem destacou a atuação das equipes na operação que resultou na localização de um suspeito de feminicídio, por meio de um drone equipado com câmera térmica.
O equipamento foi utilizado para localizar o criminoso escondido em uma área de mata. A ação foi considerada decisiva na busca pelo principal suspeito de um dos dez feminicídios registrados durante o feriado prolongado da Páscoa e de Tiradentes. O autor do crime, Augusto Santos da Silva, foi encontrado na segunda-feira, com o apoio das Guardas Municipais e uso do equipamento de sensoriamento térmico.