Sábado, 26 de abril de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Podcast destaca agendas estratégicas do RS em Brasília: integração regional, defesa civil e apoio ao agro

Compartilhe esta notícia:

Leite participou de reunião com os embaixadores do Uruguai, Argentina e Paraguai para tratar da integração logística entre os países do Cone Sul

Foto: Mauricio Tonetto / Secom

A edição de 25 de abril do podcast “A Semana do Rio Grande em Brasília”, produzido pela Assessoria de Comunicação da Representação do Estado na Capital Federal, destacou a intensa agenda do governador Eduardo Leite em Brasília. Entre os principais temas abordados estão: a cooperação internacional, o sistema integrado de monitoramento climático e a mobilização do setor agropecuário por apoio federal diante da crise climática.

Leite participou de reunião com os embaixadores do Uruguai, Argentina e Paraguai para tratar da integração logística entre os países do Cone Sul. Já no encontro do Conselho de Governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Codessu), os líderes estaduais firmaram um memorando com o Banco Mundial para desenvolver um sistema conjunto de monitoramento climático e gestão de riscos, visando fortalecer a atuação das defesas civis nos estados do Sul e Centro-Oeste.

Segundo o governador, a proposta é criar um padrão técnico e operacional integrado para o enfrentamento de desastres climáticos, com padronização de plataformas, protocolos conjuntos e governança compartilhada. O projeto deve receber investimento estimado em US$ 1 milhão (cerca de R$ 6 milhões), com apoio técnico e financeiro articulado junto ao Banco Mundial. O objetivo é emitir alertas mais precisos, aumentar a eficiência das ações preventivas e ampliar a capacidade de resposta dos estados.

O podcast também abordou os debates na Câmara dos Deputados sobre temas federativos de interesse do Rio Grande do Sul. Um dos destaques foi a discussão das emendas de bancada destinadas ao maquinário agrícola, cuja execução pode ser impactada pela ausência de ata de registro de preços no Ministério da Agricultura em 2025. A bancada ainda analisa a melhor estratégia para garantir que os recursos sejam efetivamente aplicados.

Outro foco foi a crise no agronegócio gaúcho, agravada por eventos extremos recorrentes desde 2018 — com cinco secas e duas enchentes, sendo a mais severa em 2024. Em audiência pública na Comissão de Agricultura da Câmara, lideranças do setor, parlamentares e representantes do governo estadual, como os secretários Edilson Brum (Agricultura) e Wilson Kovat (Desenvolvimento Rural), pediram soluções urgentes para as dívidas dos produtores. Entre as propostas está o uso do fundo social do pré-sal como mecanismo de socorro ao setor.

Por fim, o episódio repercutiu a entrega da Proposta de Emenda à Constituição da Segurança Pública pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A PEC busca dar status constitucional ao Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), fortalecer o combate ao crime organizado e promover cooperação entre União, estados e municípios. A proposta também prevê padronização de dados, criação de corregedorias e ouvidorias independentes, e atualização das atribuições das forças policiais.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Confraria Bem-Te-Vi recebe embaixador e ex-presidente do Banco do Brics, Marcos Troyjo, em sua primeira edição de 2025
Expochurrasco 2025 promete experiência inédita no Jockey Club de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/podcast-destaca-agendas-estrategicas-do-rs/ Podcast destaca agendas estratégicas do RS em Brasília: integração regional, defesa civil e apoio ao agro 2025-04-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar