Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 25 de abril de 2025
Documento afirma que os filiados da sigla veem Leite como o líder que pode superar a polarização no Brasil.
Foto: Maurício Tonetto/SecomO governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que deverá trocar o PSDB pelo PSD nos próximos dias, recebeu nesta sexta-feira (25), um último apelo para que permaneça no partido.
A carta aberta da Executiva do PSDB de Porto Alegre afirma que os filiados da sigla veem Leite como o líder que pode superar a polarização no Brasil e sugere que a legenda que tem Gilberto Kassab como um dos expoentes, não garantirá a ele a candidatura presidencial.
O documento assinado pelos vereadores de Porto Alegre Moisés Barboza, Gilson Padeiro e Marcelo Bernardi ressalta que o partido tem crescido na cidade, na contramão do encolhimento da sigla em âmbito nacional. Também destacam conquistas da legenda como a quebra de patentes de remédios que permitiram a criação dos genéricos, o Plano Real e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
“Governador, onde quer que se ande nesse país, os filiados e lideranças veem em ti, a figura do líder que pode superar a polarização no Brasil”, diz o texto. “Ingressar em outro partido que visivelmente não garanta essa possibilidade é abrir mão de oferecer uma oportunidade histórica para boa parte dos brasileiros: escolher um líder que não esteja comprometido com o LuloBolsonarismo, alguém com posicionamento coerente e agregador.”
O PSDB e o Podemos já têm data para anunciar a fusão partidária, e tentam segurar Eduardo Leite. As duas legendas fecharam as tratativas e programam a divulgação formal para a próxima terça-feira (29).
Leia a carta na íntegra:
“Carta aberta ao Governador Eduardo Leite
O PSDB de Porto Alegre, através desta carta, rompe o silêncio e tenta traduzir em palavras o sentimento de milhares de filiados e filiadas desse país, a respeito do momento adverso que o Partido está passando ao discutir estratégias para superar o encolhimento de suas bancadas.
Na contramão desse encolhimento, o PSDB da Capital dos gaúchos é exemplo de crescimento histórico nos últimos anos, o que se reflete na nítida procura da população por alternativas à polarização e na confiança demonstrada no nosso posicionamento para isso.
O PSDB é o partido que quebrou patentes de remédios, criando os genéricos. É o partido que acabou com a inflação descontrolada, implantou a responsabilidade fiscal, realizou e regulou privatizações, buscando sempre promover o equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o social.
O PSDB é um dos poucos que se mantém posicionado de forma coerente, sendo o destino de milhões de votos de confiança da nossa sociedade. Governador, onde quer que se ande nesse país, os filiados e lideranças veem em ti, a
figura do líder que pode superar a polarização no Brasil. Ingressar em outro partido que visivelmente não garanta essa possibilidade é abrir mão de oferecer uma oportunidade histórica para boa parte dos brasileiros: escolher um líder que não esteja comprometido com o LuloBolsonarismo, alguém com posicionamento coerente e agregador. E nesse momento, de possível fusão partidária, percebo essa mesma visão vinda das lideranças nacionais envolvidas.
Compartilhamos desse mesmo sonho!
A sua permanência como líder de nossos partidos é muito importante. O PSDB, além de tudo, segue coerente em seus posicionamentos como oposição ao Governo Federal e sua permanência é a garantia de que teremos um candidato à presidência capaz de superar a polarização e mostrar um caminho alternativo para o desenvolvimento do
Brasil.
Temos acompanhado as manifestações das maiores lideranças do nosso partido e até de outras siglas: todas advogam nesse sentido. E, por isso, resolvemos romper o silêncio, como integrantes de uma legião de filiados e filiadas que querem sua permanência no PSDB, nos liderando nesse momento de adversidade e discussão sobre fusão partidária.
Acrescento, ainda, que caso o senhor entenda que 2026 exige outros desafios, é aqui o seu lugar também para esse caminho! Essa é a tradução do sentimento de milhares de filiados e filiadas do nosso país!”