Sábado, 26 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2025
Além dos fiéis, compareceram à cerimônia chefes de Estado e de governo de diversos países
Foto: Reprodução de vídeoO Vaticano informou que aproximadamente 250 mil pessoas se reuniram para acompanhar o funeral do papa Francisco na Praça de São Pedro, neste sábado (26). Outras 150 mil acompanharam a cerimônia nas ruas próximas do local, de acordo com autoridades, totalizando 400 mil fiéis.
Além dos fiéis, compareceram à cerimônia chefes de Estado e de governo de diversos países, entre eles os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e dos Estados Unidos, Donald Trump.
A Missa das Exéquias iniciou por volta das 5h (pelo horário de Brasília, 10h no horário local). A celebração, conduzida pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, foi a última antes do sepultamento do pontífice.
Durante a homilia da missa no funeral do papa, o cardeal exaltou o legado de Francisco, incluindo o combate às guerras no mundo. “Perante o eclodir de tantas guerras nos últimos anos, com horrores desumanos e inúmeras mortes e destruições, o papa Francisco levantou incessantemente a sua voz implorando a paz e convidando à sensatez”, disse o religioso durante a missa. “Porque a guerra, dizia ele, é apenas morte de pessoas e destruição de casas, hospitais e escolas”, declarou o cardeal.
Depois, o caixão do papa deixou o Vaticano em direção à Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em um trajeto de cerca de 4,4 quilômetros, onde ocorre o sepultamento.
Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) e de um quadro de insuficiência cardíaca.