Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2025
Durante todo o dia, a igreja ficará aberta para as homenagens e orações dos fieis.
Foto: Alex Rocha/PMPAA 72ª Festa de São Jorge, com o tema “Peregrinos da Esperança”, acontece neste domingo (27), na Paróquia São Jorge, em Porto Alegre. As homenagens a um dos santos mais populares da Igreja Católica, também conhecido como “Santo Guerreiro”, terão missas, procissão diurna, procissão e festejos populares.
A programação inicia-se com missa às 9h, realizada por Dom Darley Kummer. Logo após, às 10h, começa a procissão pelas ruas do bairro e às 12h haverá os festejos populares no pátio da Igreja São Jorge. Às 20h será realizada a missa de encerramento. Durante todo o dia, a igreja ficará aberta para as homenagens e orações dos fieis.
No domingo, desde o início da manhã, haverá bloqueio total na avenida Bento Gonçalves, sentido bairro-Centro, defronte à Paróquia São Jorge, na avenida Bento Gonçalves, 2948, no bairro Partenon, e no acesso lateral da rua Salvador França sob o Viaduto São Jorge (no sentido Norte-Sul).
No momento da procissão, que seguirá no sentido inverso do cortejo de quarta-feira à noite, será bloqueado o cruzamento da Salvador França com a avenida Ipiranga para a passagem dos fiéis.
O itinerário será pela contramão da Salvador França, avenida Ipiranga, em uma faixa segregada da via do sentido Centro-bairro, na rua Guilherme Alves e avenida Bento Gonçalves, até chegar à paróquia junto ao viaduto. Em ambas as procissões haverá acompanhamento dos agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Para aqueles que dependem de transporte público, será feito o desvio das linhas que transitam pela Bento Gonçalves, sentido bairro/Centro, quando não houver a possibilidade de os ônibus passarem na frente da igreja.
Neste caso, o desvio ocorrerá pela Bento Gonçalves/Salvador França/Ipiranga/Barão do Amazonas/Bento Gonçalves, seguindo o caminho normal da linha. No sentido Centro/bairro, se necessário os ônibus circulam na própria Bento Gonçalves fora do corredor, com as paradas espelhadas às existentes no corredor.
São Jorge
Na crença católica, São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Ou, de forma mais popular, como o santo guerreiro. Para os devotos, simboliza um guia contra as dificuldades da existência humana, aquele que ajuda na luta contra o mal, ou contra os diferentes problemas do plano terreno e sobrenatural.
Essa ideia é explicitada no site do Vaticano, em verbete que se refere ao santo.
“Como acontece com outros santos, envolvidos por lendas, poder-se-ia concluir que também a função histórica de São Jorge é recordar ao mundo uma única ideia fundamental: que o bem, com o passar do tempo, vence sempre o mal. A luta contra o mal é uma dimensão sempre presente na história humana, mas esta batalha não se vence sozinhos: São Jorge matou o dragão porque Deus agiu por meio dele”, diz o texto.
Apesar da força no catolicismo, há outras vertentes do cristianismo que o consideram santo, como a Igreja Anglicana e a Igreja Ortodoxa. Também para alguns seguidores de religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, há um comportamento de respeito.
A historiografia não identifica um conjunto de documentos que ateste, de forma inconteste, a existência de São Jorge. Muito do que é conhecido hoje se deu através da tradição oral e literária. O próprio Vaticano explica, em seu site oficial, que surgiram várias histórias fantasiosas ao longo do tempo em torno de São Jorge.
Segundo a versão mais conhecida, Jorge, nome de origem grega que significa “agricultor”, nasceu na Capadócia, atual Turquia, por volta do ano 280, em uma família cristã. Mudou-se para a Palestina e se alistou no exército de Diocleciano, imperador romano. Em 303, o imperador iniciou uma perseguição aos cristãos, e Jorge teria se colocado de forma contundente contra o imperador, o que o levou a sofrer torturas e a ser decapitado.
Um registro antigo, epígrafe grega do ano 368, descoberta em Eraclea de Betânia, teria uma das raras referências ao santo, ao falar da “casa ou igreja dos santos e triunfantes mártires, Jorge e companheiros”.
Serviço
O quê: 72ª Festa de São Jorge “Peregrinos da Esperança”;
Quando: domingo (27);
Onde: Paróquia São Jorge, avenida Bento Gonçalves, 2948 – bairro Partenon – Porto Alegre;
Horário: Das 9h às 20h.