Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2025
Nas próximas semanas, após a morte do papa Francisco, o Vaticano irá começar o conclave para escolher o novo papa. Cardeais do mundo inteiro vão se reunir na Capela Sistina, em Roma, para a votação que definirá o futuro da instituição. O eleito precisará ter ao menos dois terços dos votos. Entenda as regras abaixo.
– Quem vai ser o próximo papa? Além de tantas regras para a votação, o que um candidato precisa ter para se tornar elegível ao cargo? Em tese, qualquer homem solteiro e católico pode se tornar padre. No entanto, há séculos, o novo Papa é escolhido dentro do próprio Colégio de Cardeais que vota no conclave.
Para poder votar, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. Portanto, o novo Pontífice não deverá ter uma idade acima dessa.
– O que é preciso para virar um papa? Para ser cardeal, é preciso primeiro ser diácono, depois padre e então chegar a bispo ou arcebispo. Se o eleito não tiver chegado a esse posto, ele precisa ser ordenado bispo antes de assumir o cargo. Os cardeais são bispos ou arcebispos nomeados pelo Papa para auxiliar na condução da Igreja.
– Qual a idade para ser papa? Já a idade mínima para ser Papa não é definida. No entanto, para se chegar ao posto de bispo ou arcebispo, o postulante precisa ter ao menos 35 anos de idade e ter sido ordenado presbítero pelo menos há cinco anos.
É preciso também ter o grau de doutor ou ao menos a licenciatura em sagrada escritura, teologia ou direito canônico, num instituto de estudos superiores aprovado pela Sé Apostólica.
Como mulheres não podem ser ordenadas como padres, elas não estariam elegíveis ao papado. Há, no entanto, a lenda da Papisa Joana, que teria se disfarçado de homem ao longo da vida para estudar e chegou ao maior posto da Igreja por dois ou três anos na Idade Média, até ser descoberta ao entrar em trabalho de parto no meio de uma procissão. No entanto, não há documentos que comprovem a veracidade da história.
– Quem vai substituir o papa Francisco? A votação para eleger o novo papa começa entre 15 e 20 dias após a morte de Francisco. Ou seja, a previsão é que o conclave aconteça no início de maio. Atualmente, existem 252 cardeais no mundo, e todos esses poderiam virar Papa. Mas apenas 135 têm menos de 80 anos e, por isso, estão aptos a votar. Desses 135, sete são brasileiros. Para virar Papa, o cardeal precisa ter 2/3 dos votos dos cardeais com direito a voto. As informações são do jornal Extra.