Domingo, 27 de abril de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Showers in the Vicinity

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Mais de 400 mil pessoas tomam as ruas do Vaticano para despedida do papa Francisco

Compartilhe esta notícia:

Após evento para a multidão, corpo do pontífice foi conduzido para sepultamento em Roma. (Foto: Divulgação/Vaticano)

Mais de 400 mil pessoas tomaram as ruas do Vaticano, nesse sábado (26), para o funeral do papa Francisco. De acordo com informações da cúpula da Igreja Católica, o número abrange os mais de 250 mil fiéis aglomerados na Praça São Pedro e outras 150 mil pessoas que acompanharam a cerimônia de despedida em vias próximas.

Dentre os presentes no evento estavam chefes de Estado e de governo de diversos países, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega norte-americano Donald Trump.

A chamada “Missa das Exéquias” começou por volta das 10h (5 horas da manhã, no horário de Brasília), sob condução do cardeal italiano Giovanni Battista Re, de 91 anos. Essa foi a última celebração religiosa antes do sepultamento do pontífice.

Durante a homilia da missa no funeral do papa, o cardeal exaltou o legado de Francisco, incluindo o combate às guerras no mundo:

“Perante o eclodir de tantas guerras nos últimos anos, com horrores desumanos e inúmeras mortes e destruições, o papa Francisco levantou incessantemente a sua voz implorando a paz e convidando à sensatez. Porque a guerra, dizia ele, é apenas morte de pessoas e destruição de casas, hospitais e escolas”.

Depois, o caixão com o corpo do Pontífice foi conduzido do Vaticano até o local de sepultamento, a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma (Itália). O trajeto é de quase 4,5 quilômetros.

Resumo biográfico

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires (Argentina), Francisco foi o 266º líder da Igreja Católica e também o primeiro religioso do continente americano na função. Ele exercia o cargo desde 13 de março de 2013, quando foi eleito após a renúncia de seu antecessor Bento 16 – o alemão Joseph Ratzinger (1927-2022), no mês anterior, devido à saúde debilitada.

Francisco morreu na segunda-feira passada (21), aos 88 anos, em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) seguido de quadro de insuficiência cardíaca aguda. Ele chegou a permanecer 38 dias internado para tratar  uma pneumonia, até receber alta no dia 23 de março.

O rito de sepultamento teve início às 13h no horário local (7h em Brasília), com uma cerimônia privada e presidida pelo cardeal escocês Kevin Farrell, 77 anos. Além de organizar a solenidade, caberá a ele ajudar na organizar do conclave (processo de escolha do futuro papa), que deve ser realizado em breve.

A escolha pela Basílica de Santa Maria Maggiore havia partido do próprio pontífice, por meio de testamento assinado em julho de 2022. Ele expressou o desejo de um túmulo simples, escavado no solo, sem decoração e apenas com a inscrição “Franciscus”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Presidente da Argentina garante ter pedido desculpas ao papa Francisco por ofensas: “Ele me disse que eram erros de juventude”
Saiba como foram as cerimônias de despedida e sepultamento do papa Francisco
https://www.osul.com.br/mais-de-400-mil-pessoas-tomam-as-ruas-do-vaticano-para-despedida-do-papa-francisco/ Mais de 400 mil pessoas tomam as ruas do Vaticano para despedida do papa Francisco 2025-04-26
Deixe seu comentário
Pode te interessar