Domingo, 27 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 27 de abril de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Concurso falso
A Petrobras emitiu alerta sobre a circulação de falsos anúncios de concurso público da estatal, que, por meio de sites fraudulentos, roubam dados pessoais e cobram taxas indevidas de interessados. A empresa reforça que realiza a admissão de empregados exclusivamente por meio de seleções públicas, amplamente divulgados na mídia e em seu portal, e que não oferece empregos ou cadastros em banco de currículos.
Liderança firme
A recente mobilização de Hugo Motta (Republicanos-PB) junto a lideranças partidárias para adiar a votação da urgência do PL da Anistia gerou um saldo positivo de imagem para o presidente da Câmara. Integrantes do Centrão avaliam que o posicionamento do parlamentar demonstrou uma liderança firme, ainda que aberta ao diálogo, reunindo amplo apoio entre diferentes siglas.
Mascote mantido
O tradicional tucano do PSDB será mantido como símbolo pela legenda no novo partido que formará a partir da fusão com o Podemos, prevista para esta semana. Em contrapartida, a nova sigla adotará o número 20 nas urnas, deixando o histórico “45” psdbista de lado.
CPI do Roubo
Tentando surfar na repercussão negativa das suspeitas de fraude envolvendo benefícios do INSS, a comissão articulada pela oposição para investigar o episódio na Câmara será chamada de “CPI do Roubo dos Aposentados”. O deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO), proponente do colegiado, avalia que deve reunir as 171 assinaturas necessárias para avançar com o requerimento da comissão até a próxima quarta-feira.
Segurança acadêmica
Sancionada na última semana pelo governo federal, já está em vigor a lei que veda práticas discriminatórias em processos seletivos para concessão ou renovação de bolsas de estudo e pesquisa. Originária de um projeto da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a medida garante que mulheres não sejam prejudicadas em instituições de pesquisa e de ensino superior em decorrência de gravidez, parto, nascimento de filhos, adoção ou guarda judicial para fins de adoção.
Inovação no agro
O Ministério do Desenvolvimento Agrário confirmou na última semana que firmará um convênio com o centro de inovação CPQD, de Campinas (SP), para replicar o projeto “SemeAr” para pequenos agricultores de todo o Brasil. A iniciativa deve viabilizar a oferta de soluções tecnológicas para os produtores, facilitando o acesso a mecanismos de conectividade, inteligência artificial, sensoriamento remoto, automação e rastreabilidade.
Isenção do ENEM
O Inep prorrogou para o dia 2 de maio o prazo final para que interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do ENEM 2025. Estão aptos ao benefício estudantes inscritos no CadÚnico, integrantes do programa Pé-de-Meia e alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio em escola pública, além de participantes que fizeram todo o EM em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
Sucessão na Câmara
Com a cassação do mandato de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) oficializada pela Câmara, o empresário Ricardo Abrão (União-RJ) tomou posse na última semana no lugar do carioca. Conhecido por ter presidido a escola de samba Beija-Flor, Abrão já esteve à frente do mandato como suplente na Casa Baixa quando a deputada Daniela Carneiro (União-RJ) assumiu o Ministério do Turismo, assim como em ausências do próprio Brazão.
Controle de incêndios
O plenário da Câmara pode votar nesta segunda-feira o projeto que trata do avanço de normas de facilitação do combate a incêndios florestais e queimadas. A matéria, que altera a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo, reúne o conteúdo de cinco medidas provisórias sobre o tema e sobre a reconstrução de infraestrutura destruída por eventos climáticos.
Experiência comprovada
Está na pauta da CCJ da Câmara a proposta que adiciona a experiência mínima de cinco anos na agricultura como um dos critérios para classificação dos candidatos ao Programa Nacional de Reforma Agrária. O deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR), autor da matéria, propõe ainda que a inscrição para o processo seja realizada em plataforma digital, que fará a seleção e o enquadramento das famílias por meio do cruzamento de informações com as demais bases de dados do governo.
Participação popular
Duas sugestões legislativas apresentadas por internautas no portal e-Cidadania do Senado estão na pauta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa da Casa. Os textos tratam, respectivamente, do pagamento de adicional de insalubridade a profissionais da educação e da consideração da contagem do tempo de mestrado e doutorado para a aposentadoria.
Incremento de efetivo
O Ministério da Gestão e Inovação autorizou a nomeação de 4,3 mil candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado. O incremento de efetivo viabilizará o reforço no quadro de funcionários de 16 órgãos e entidades vinculados a diferentes áreas da administração pública federal.
Cultura missioneira
O governo gaúcho confirmou na sexta-feira (25) o repasse de R$30 milhões para projetos das secretarias de Turismo e Cultura em 12 municípios da Região Missioneira. O aporte, anunciado pelo vice-governador Gabriel Souza, integra a primeira etapa de um conjunto de investimentos articulado pelo Estado em meio à programação dos 400 anos das Missões Jesuíticas.
Bombeiros formados
Um grupo de 106 novos soldados passou a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do RS na última semana, a partir da conclusão do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar 2024/2025. Os agentes incorporados, submetidos a 1.490 horas aula de capacitação, serão integrados a unidades do CBMRS nas diferentes regiões do Estado.
Municipalismo em pauta
Lideranças municipais de todo o território gaúcho se reunirão em Erechim entre os dias 5 e 7 de maio para o 43º Congresso de Municípios do RS, organizado pela Famurs. O evento deste ano será centrado na resiliência do povo gaúcho e na reconstrução pós-enchentes do estado, abordando em debates e palestras temas relacionados ao aprimoramento das gestões públicas e desenvolvimento dos municípios.
* Instagram: @obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.