Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Por Bruno Laux | 28 de abril de 2025
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.
Negociações antecipadas
Chegando à China cerca de três semanas antes do presidente Lula, o ministro Rui Costa, da Casa Civil, iniciou neste domingo uma série de compromissos para adiantar tratativas de parcerias de investimentos que o líder brasileiro deve concretizar em maio junto ao governo chinês. A agenda do chefe ministerial inclui reuniões com entidades governamentais e empresas públicas e privadas atuantes nos setores de infraestrutura, saúde e tecnologia.
Encontro de chanceleres
Em visita ao Brasil para um encontro do BRICS, o chanceler russo Sergey Lavrov reuniu-se neste domingo, no Rio de Janeiro, com o ministro brasileiro Mauro Vieira, das Relações Exteriores. Os diplomatas alinharam os preparativos para a visita do presidente Lula a Moscou em maio, além de discutir questões bilaterais e temas de repercussão no cenário global.
Encontro de chanceleres II
Além de Sergey Lavrov e Mauro Vieira, ministros das Relações Exteriores de outros 9 países do Brics reúnem-se entre esta segunda e terça-feira, no Rio de Janeiro, para o encontro de chanceleres do bloco. Também integrado por representantes de países parceiros do grupo, o evento abordará temas de interesse comum no cenário global, com destaque para o “tarifaço” de Donald Trump e questões de comércio multilateral.
Avanço pós-cirúrgico
Internado há mais de duas semanas, o ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou neste domingo os primeiros movimentos espontâneos no intestino após a cirurgia realizada no local. O restabelecimento da função intestinal, confirmado por boletim médico do hospital DF Star, representa um avanço essencial na recuperação pós-cirúrgica do ex-mandatário.
Explicações requeridas
À frente da relatoria da ação no STF que trata da distribuição de emendas parlamentares, o ministro Flávio Dino determinou neste domingo que o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL), apresente esclarecimentos sobre declarações em que menciona um “descumprimento de acordo” para a divisão de recursos do gênero. A solicitação cita uma entrevista do deputado ao jornal O Globo, em que ele ameaça quebrar um tratado com lideranças da Casa sobre o controle de emendas de comissão.
Resposta nas redes
Em reação à intimação de Dino, Sóstenes Cavalcante afirmou nas redes sociais que “deputado eleito pelo povo não se curva a ameaças de ministro do STF”. Na publicação, o parlamentar afirma ainda que faz “política com transparência” e não aceitará “censura” nem “intimidação”.
Pautas sindicais
Lideranças de oito centrais sindicais assinaram uma carta que será entregue ao presidente Lula nesta terça-feira, reunindo, em 26 pontos, as reivindicações prioritárias das entidades ao governo. Questões como o fim da escala 6×1, acesso à moradia popular e enfrentamento à “pejotização” estão elencadas no documento, que também será encaminhado à cúpula do Congresso.
Pena alternativa
O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou no sábado (26) a soltura de uma idosa de 74 anos condenada por golpe de Estado, associação criminosa, dano ao patrimônio público e outros crimes relacionados ao 8 de Janeiro. Atendendo à sugestão de advogados da ré e da PGR, o magistrado determinou prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, em decorrência de problemas de saúde da apenada.
Limite estendido
A Comissão de Infraestrutura do Senado vota nesta terça-feira o projeto que amplia a pontuação necessária para cassar a Carteira Nacional de Habilitação de caminhoneiros. O texto propõe que o atual limite de 40 pontos seja dobrado, levando em consideração a maior probabilidade de penalização de profissionais da categoria, diante de seu volume de horas trabalhadas nas rodovias.
Segurança nos estádios
Está em discussão na Câmara uma proposta do deputado Augusto Puppio (MDB-AP) que determina a reserva de locais preferenciais para mulheres e crianças menores de 13 anos em estádios de futebol. Os espaços, que serão localizados em áreas distantes das torcidas organizadas, devem oferecer boa visibilidade e equipes de seguranças treinadas para atender às necessidades desse público.
Valorização do telemarketing
Avançou na Comissão de Comunicação da Câmara o projeto que cria a Política Nacional pela Valorização e Proteção das Trabalhadoras Operadoras de Telemarketing. Articulada pela deputada Silvye Alves (União-GO), a iniciativa estabelece medidas de reconhecimento, proteção e promoção dos direitos de mulheres integradas à categoria.
Imunização indígena
O Ministério da Saúde pretende imunizar 72 mil indígenas até o próximo dia 24 de maio, em meio à programação do Mês de Vacinação dos Povos Indígenas. Iniciada na última semana, a mobilização será executada pelos 34 Distritos Sanitários Indígenas do país, contemplando mais de 962 aldeias brasileiras.
Projeto 2026
O governador Eduardo Leite reiterou publicamente neste final de semana suas intenções em concorrer à Presidência da República em 2026. Em meio aos rumores de migração partidária, o líder gaúcho afirmou a diferentes veículos de comunicação que deve buscar unidade ao seu projeto nacional “para onde for ou permanecer”.
Semana decisiva
O futuro partidário de Eduardo Leite pode ser definido ainda nesta semana, após a reunião da executiva do PSDB prevista para terça-feira. O governador gaúcho, que integra a legenda há 24 anos, sinalizou que aguarda os encaminhamentos que serão realizados no encontro para decidir seu destino político.
Avaliação de barragens
A Central de Licitações do governo estadual realiza nesta segunda-feira um pregão eletrônico para a contratação de empresa especializada em avaliações de segurança de barragens. Solicitado pela Secretaria Estadual da Agricultura, o serviço será destinado a estruturas localizadas dentro de Projetos de Assentamentos Estaduais e de assuntos correlatos ao atendimento da Política Nacional de Segurança de Barragens.
Bruno Laux
@obrunolaux
Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.