Domingo, 27 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 3 de fevereiro de 2016
O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão (PSB-RJ) disse que apoiará a ação pelo direito legal ao aborto de fetos com microcefalia que deve ser levada ao STF (Supremo Tribunal Federal) nas próximas semanas por um grupo de advogados, acadêmicos e ativistas. “Me coloquei à disposição [do grupo que levou a questão ao Judiciário] e vamos continuar em contato”, afirmou Temporão, que comandou a pasta da saúde entre 2007 e 2011, no segundo governo Lula.
“Eu apoio que isso seja levado ao Supremo e que se levante a discussão”, declarou. Nas palavras do médico, atual diretor-executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, o projeto “já nasceria derrotado” caso a discussão acontecesse na Câmara dos Deputados. “Jamais passaria. Esse é talvez o mais reacionário corpo de deputados e senadores da história republicana.”
“O Brasil vive um momento na política em que o cinismo, a mentira e a hipocrisia têm que terminar no contexto do aborto. Temos que enfrentar a realidade e deixar de fingir que não estamos vendo o que acontece. Abortos ilegais são feitos todos os dias nas camadas mais ricas da sociedade”, completou.