Quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de fevereiro de 2016
O senador Bernie Sanders venceu a primária do partido Democrata no Estado de New Hampshire, realizada na terça-feira (09), impondo uma expressiva derrota a Hillary Clinton na disputa pelo posto de candidato da legenda a presidente dos Estados Unidos nas eleições deste ano. Do lado republicano, a vitória foi do bilionário Donald Trump, favorito na corrida em seu partido.
Com 92% dos votos apurados, Sanders tinha 60% ante 38% de Hillary, segundo a CNN. Trump tinha 35%, mais do que o dobro do segundo colocado, o governador de Ohio, John Kasich, que atingia 16%. O senador Ted Cruz, que havia vencido a disputa em Iowa, em 1º de fevereiro, estava em terceiro lugar com 11%.
Sanders, que se define como um socialista democrata, afirmou que sua vitória indica que os norte-americanos desejam “uma mudança real” e é mais um passo em uma “revolução política” que ele avalia ocorrer nos EUA.
A vitória em New Hampshire consolida o favoritismo de Trump entre os republicanos. O bilionário lidera as pesquisas com um discurso de fortalecimento das Forças Armadas e combate à imigração ilegal.