Sábado, 11 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 10 de fevereiro de 2016
Assim como na edição de 2014, a Festa da Uva deste ano contará com um aplicativo móvel, que servirá de guia para a população. Além disso, a Festa da Uva 2016 conta com outra novidade: o Jogo Olimpíada Colonial. Ambos têm por objetivo promover a interação das pessoas com o evento nas plataformas online.
O aplicativo Festa da Uva está disponível para download gratuito em celulares e tablets que funcionem nos sistemas Android e iOS. Através da ferramenta, desenvolvida pela WTV Soluções, quem for curtir os 18 dias de Festa vai poder adquirir ingressos online para os desfiles cênicos e para os shows que vão agitar o Parque de Eventos. Além de proporcionar diversas facilidades para o público, o APP também diminui em muito os gastos com a impressão de folhetos, já que um mapa dos Pavilhões e a programação completa da Festa, por exemplo, estão nele inseridos.
Segundo a diretora da Fattore Comunicação Avançada, agência de propaganda da Festa da Uva 2016, 400 mil folhetos deixaram de ser impressos nesta edição. “Deixamos de imprimir os folhetos com mapas e a programação da Festa, já que no aplicativo essas informações são fixas, sempre disponíveis para consulta. Por sua vez, os folhetos são rapidamente descartados. Trata-se de uma questão ecológica”, frisa Alessandra.
Colônia tecnológica
Responsável por movimentar o interior de Caxias do Sul durante a Festa da Uva, a Olimpíada Colonial invade, neste ano, celulares e tablets, já que acadêmicos do Centro de Ciências Exatas e da Tecnologia (CCET) da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desenvolveram um animado jogo. O game revive a prova mais conhecida da Olimpíada: amassar uvas com os pés. Nele, o competidor deve fazer com que Radicci, personagem criado pelo cartunista Iotti, amasse o maior número de cachos da fruta para a produção do vinho. A cada nível atingido, o jogador conhece a história de um distrito caxiense. O aplicativo está disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.