Segunda-feira, 27 de janeiro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de fevereiro de 2016
Pensando na importância da segurança no Litoral, onde se concentra o maior número de pessoas na época de veraneio, a Secretaria de Segurança do RS, levou o sistema CCI (Comando e Controle Integrado) para as praias do Norte do Estado. Quatro veículos são utilizados para o monitoramento imagens captadas por câmeras de vídeo em todos os municípios. O serviço está sendo prestado desde o dia 19 de dezembro de 2015 e segue até o final de fevereiro.
O capitão Rafael Luft, do DCCI (Departamento de Comando e Controle Integrado) da Secretaria de Segurança afirma que o sistema é uma solução para a segurança pública: “Este é o único no País em funcionamento depois da Copa do Mundo”. Segundo ele, o CCI foi criado justamente para acompanhar pequenos e grandes eventos “como por exemplo, nesta semana de carnaval, estava monitorando os acessos de Capão da Canoa”.
O DCCI é formado por nove profissionais, entre eles, técnicos em TI (Tecnologia da Informação), mecânicos e eletricistas. O serviço é prestado tanto para a Brigada Militar, quanto para a Polícia Civil. O sistema funciona através de fibra optica, tendo como investimento nos quatro veículos, mais de 12 milhões de reais. “O CCI aumentará o emprego e também estará presente em diversos eventos no Estado, além de operações da BM durante o ano”, conta Luft.
Na agenda, já estão inclusos dois eventos, a Festa Nacional da Uva e o Carnaval de Uruguaiana.