Quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Sociedade - Gasparotto Recordar é viver

Compartilhe esta notícia:

Cattani criou esta máscara e a chamou de “Fantasma da Ópera". Belas fantasias e enredos de escolas de samba tiveram sua assinatura. (Foto: Lenara Petenuzzo/especial)
Gasparotto  

“Eu ontem sonhei com você,  Recordar é viver, Eu ontem sonhei com você. Eu sonhei, Meu grande amor, Que você foi embora, E nunca mais voltou, meu amor.”

  • Ao se iniciar o tempo de Cinzas, restam muitas lembranças coloridas dos carnavais. Por isso, um bom momento para relembrar dois queridos amigos de alma e sensibilidade grandemente vinculadas às festividades de Momo. Afinal, como diz a marchinha, “Recordar é Viver”, de autoria de Aldacir Marins e Macedo, uma das mais cantadas do carnaval de 1955.
  • Relembro a maravilhosa Gilda Marinho, que adorava carnaval desde a infância – e vibrou em todos no decorrer da sua existência – e o designer Dirson Cattani, que criou inúmeras fantasias e máscaras como estas das fotos. Uma delas, produção muito especial, foi batizada pelo designer com o título “Fantasma da Ópera”. As demais mostram outro tanto da criatividade do artista e sua equipe, que teve atuações inesquecíveis, especialmente para a Academia de Samba Praiana. A escola revolucionou o carnaval de Porto Alegre na década de 1960, período de especial atuação de Cattani com o grupo, sendo a primeira a desfilar com alas, fantasias e alegorias, ao estilo do carnaval do Rio de Janeiro.
  • A equipe de produção das fotos feitas por Lenara Petenuzzo escolheu um suporte incomum para sustentar as máscaras. Trata-se da reprodução de mão, trabalho de artista, inspirada nos gestos de Gilda Marinho, e igualmente foram acrescidas joias que fizeram parte da coleção da jornalista.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Sociedade - Gasparotto

Folia na orla
Com músicas sobre amor, traição e bebedeira, uma nova onda de mulheres invade o sertanejo e já desponta entre os sons mais ouvidos do País
https://www.osul.com.br/recordar-e-viver/ Recordar é viver 2016-02-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar

Sociedade - Gasparotto Nova etapa

Sociedade - Gasparotto Pierrô & colombina

Sociedade - Gasparotto Carnaval no circo

Sociedade - Gasparotto Agenda