Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
27°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Funcionário público espanhol é multado após faltar ao trabalho por seis anos sem terem sentido a sua falta

Compartilhe esta notícia:

Funcionário "fantasma" era supervisor de uma usina de tratamento de água na cidade de Cádiz. (Crédito: Reprodução)

Um funcionário público da cidade de Cádiz, na Espanha, foi multado em 27 mil euros (cerca de 120 mil reais) por ter faltado ao trabalho durante seis anos. O mais curioso, porém, é que a ausência do funcionário, chamado Joaquín García, só foi notada quando ele estava prestes a receber um prêmio por tempo de serviço prestado.

Ausência descoberta em 2010. 

García, 69 anos, era supervisor de uma usina de tratamento de água. Sua ausência de seis anos no trabalho foi descoberta em 2010, mas só agora a Justiça espanhola determinou a punição ao funcionário público. O homem, que se aposentou há um ano, negou as acusações. Segundo o jornal espanhol El Mundo, o ex-servidor diz que foi propositadamente designado por seus superiores a um cargo desprovido de funções reais, supostamente como punição pelas posições políticas de sua família.

A Justiça, no entanto, determinou que García vai ter de pagar a multa, que equivale a um ano de salário de seu cargo, deduzidos impostos e encargos. Durante o julgamento do caso, o chefe da empresa de tratamento de água afirmou que não via García há anos apesar de ocupar um escritório do lado oposto ao dele.

Mal-entendido. 

Um mal-entendido pode ser o motivo pelo qual García passou tanto tempo ausente sem ser notado. A companhia de água pensou que ele era supervisionado pelas autoridades locais; já estas pensavam que era a companhia de água que supervisionava o funcionário. Quem percebeu que o servidor não aparecia no trabalho há tempos foi o vice-prefeito da cidade de Cádiz, que ligou para o escritório buscando García, mas ninguém por ali sabia informar por onde ele andava. García estava apto a receber uma placa comemorativa pelos seus 20 anos de trabalho na companhia.

O homem, por sua vez, alega que evitava ressaltar sua ausência das funções no serviço público por ter uma família para sustentar e temer não conseguir outro emprego na sua idade. Eles também contaram que García ia ao escritório, apesar de não cumprir o turno de trabalho completo, e que ficava lendo sobre filosofia.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Mulher faz “jejum”, mas não de alimentos e sim de WhatsApp, como penitência para a Quaresma
Adolescente de 16 anos foi preso após invadir os e-mails do chefe da CIA
https://www.osul.com.br/funcionario-publico-espanhol-e-multado-apos-faltar-ao-trabalho-por-seis-anos-sem-terem-sentido-a-sua-falta/ Funcionário público espanhol é multado após faltar ao trabalho por seis anos sem terem sentido a sua falta 2016-02-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar